OBS: Para definir qual o complemento verbal, uma dica é observar o verbo ao qual este se liga. Se o verbo for de LIGAÇÃO, então é porque trata-se de um Predicativo, se o verbo for TRANSITIVO DIRETO é porque se trata de um Objeto Direto, e se o verbo for TRANSITIVO INDIRETO é porque seu complemento é um Objeto Indireto.
Existem vários tipos de verbos de ligação: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, tornar-se, virar (no sentido de "tornar-se"), andar (não no sentido de "caminhar" e sim no sentido de "por", "encontrar-se"; por exemplo, "João anda meio triste ultimamente"), ficar, encontrar-se, viver, etc.
Sua função é deduzida a partir do seu próprio nome: os complementos servem para completar o sentido da oração, já que muitas vezes só o sujeito e o verbo não são suficientes para passar toda a mensagem. Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.
Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.
Verbos de ligação ligam uma característica ao sujeito, indicando um estado. Não indicam uma ação realizada. Fazem parte do predicado nominal, introduzindo o predicativo do sujeito....Verbos de ligação
Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem. (Verbo de Ligação) Hoje teremos casa cheia. (Verbo Transitivo)
Servimo-nos destes pressupostos para evidenciarmos de forma plena o tema em questão, o qual também se adequa a essa mesma situação. Muitas vezes temos a noção de que os verbos de ligação são apenas representados por “ser, estar, permanecer, ficar”. Mas, afinal, por que são assim denominados?
Outra dica é que o predicativo não pode ser um verbo de ligação, posto que assim ele não tem a função de ligar. Se isso ocorre ele não é mais um verbo de ligação. Leia também sobre Homônimos e Parônimos – o que são, como diferenciá-los e exemplos.
Existem algumas palavras na língua portuguesa que necessitam de complementospara serem compreendidas adequadamente. É o exemplo da palavra “necessidade”: “Tenho necessidade de um médico.”. Como podemos ver acima, a palavra necessidade está sendo completada pelas palavras “um médico”. Esse termo é chamado de Complemento Nominal, ...
Quanto tempo demora para sair o hormônio do anticoncepcional?
O que é necessário para se ter uma vida saudável?
O que faz do homem um ser social?
Quais são os sintomas da toxoplasmose?
Como funciona o telemarketing home office?
Como se tornar um analista técnico?
O que precisa para ser tatuador?
Como tirar manchas de chuva ácida?
Como colocar marca d'água no Xiaomi?
Como fazer para ser contemplado em um consórcio?
Como tirar manchas depois de tirar piercing?
Quanto custa um curso de ThetaHealing?
Como tirar a cor escura da gengiva?
O que é preciso para ter conta verificada no Twitter?
Como fazer amizade no condomínio?
Como limpar queimado em panela de vidro?
Como falar com atendente da TIM pelo WhatsApp?