Um bom exemplo para entender a dinâmica da dominância incompleta é a planta conhecida como boca de leão. Nela, o alelo B é responsável por determinar a cor vermelha, enquanto o alelo b é o responsável por determinar a cor branca. Indivíduos que possuem alelos BB são vermelhos e os indivíduos com alelos bb são brancos.
Como exemplo podemos considerar da cor da pelagem em bovinos da raça Shorthon: os indivíduos homozigotos AA tem pelagem vermelha; os homozigotos BB tem pelagem branca;e os heterozigotos AB têm pêlos brancos e pêlos vermelhos alternadamente distribuídos.
O exemplo mais comum de dominância incompleta é o da Maravilha (Mirabilis jalapa). Nesse caso, é possível perceber que a planta apresenta indivíduos com flores vermelhas, brancas e rosas. Para plantas com flores vermelhas, temos o par de alelos FvFv. Já para plantas com fenótipo branco, temos o par de alelos FbFb.
Dominância incompleta ou ausência de dominância: Em alguns casos, os filhos de um cruzamento entre homozigotos com fenótipos diferentes, apresentam um fenótipo intermediário em relação aos genitores. Este é o caso da dominância incompleta ou ausência de dominância.
O exemplo mais clássico de dominância é o albinismo, uma desordem genética em que se observa um defeito na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele e dos pelos. O alelo A determina a produção de melanina, e o alelo a define a sua não produção.
32 curiosidades que você vai gostar
Em genética existem três tipos de dominância: a dominância total ou completa, a dominância incompleta ou parcial e a codominância. O tipo mais comum é a dominância total ou completa, onde um alelo completamente dominante impede a expressão do segundo alelo, que será completamente recessivo.
A dominância caracteriza um gene que se expressa mesmo em dose simples, já a recessividade, um gene que só se manifesta em dose dupla. Em Genética, frequentemente nos deparamos com termos que dificultam a compreensão, caso não saibamos seu significado.
A chamada dominância incompleta é aquela em que os alelos se expressam em heterozigose, no entanto, produzem fenótipo intermediário, haja vista que nenhum é totalmente dominante. No caso da dominância completa, o fenótipo é igual entre homozigotos e heterozigotos.
O que é recessividade? Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.
Qual o significado de dar flores de presente?
Quantas possibilidades tem uma senha de 3 dígitos?
Como funciona a pensão dos militares?
Qual a diferença de efeito sistémico e efeito local?
Quando se deve dar baixa em ART?
O que é embaixadora de marcas?
Como liberar o limite do cartão de crédito Nubank?
Como calcular o valor do vale do dia 20?
Qual a diferença entre concertina Clipada e simples?
Qual a importância das habilidades sociais?
É normal entrar água nas portas do carro?
Pode plantar suculenta com areia?
O que não fazer depois do Microagulhamento?