O auxiliar de necropsia (do grego: necro (morte, morto ou cadáver) + psia (ação de ver ou examinar) é o profissional que trabalha ao lado do médico legista e pode trabalhar em funerárias, IML (Instituto Médico Legal), Polícia Civil e nas prefeituras que tenham o Serviço de Verificação de Óbito (SVOs).
Na sala de necropsia, o exame começa com a análise externa do corpo. Médico e auxiliar procuram furos de bala, lesões e até sinais que identificam o morto, como uma tatuagem ou uma cicatriz. Todos os detalhes são anotados e farão parte de um documento emitido pelo IML.
Para ingressar no cargo, é necessário ser aprovado e classificado em um concurso. O candidato deve ser maior de 18 anos e possuir ensino médio completo, além de não ter antecedentes criminais e estar com as obrigações militares em dia, caso seja do gênero masculino.
“Em morte violenta, o corpo é sepultado após um período, geralmente em torno de 30 dias, que é o que preconiza a lei. Ele não pode ser doado para universidades e nem pode ser cremado.
Para fazer esse curso, oferecido principalmente por escolas privadas, é preciso estar cursando ou ter concluído o ensino médio. A grade curricular inclui disciplinas de Anatomia, Criminologia, Medicina Criminal, Ética e Identificação Humana.
Quais as espécies de meio ambiente que decorrem da Constituição de 1988?
Quantos anos o Obito tinha quando atacou Konoha?
Quando posso acionar o Ministério Público?
Qual o melhor travesseiro para quem dorme de costas?
Qual a diferença de colher de chá e de café?
Qual a importância da fermentação na formação das massas?
Quem tem déficit de atenção pode se forma na faculdade?
Qual é o objetivo da NR 21 trabalhos a céu aberto?
Como é feita uma procuração pública?
Quais as maiores cidades do interior de São Paulo?
Pode trabalhar dia 1 de Janeiro?
Quais os fatores que influenciam a leitura e a produção de texto?
Como consultar a placa Mercosul?
Como depositar na conta Stone?