A física do instrumento O amplificador do violão é a caixa acústica, também chamada de caixa de ressonância, por isso que o instrumento é acústico e não elétrico. Quando tocamos as cordas do violão elas vibram, essa vibração é transmitida através do ar e da madeira do violão para a caixa acústica.
O som que emana do violão é o resultado de dois fenômenos ondulatórios que ocorrem concomitantemente: a reflexão nas cordas vibrantes e a ressonância na caixa acústica. Mas antes de explicarmos o que ocorre no violão vamos analisar com mais detalhes as ondas sonoras.
Informação adicional
Peso | 3 kg |
---|---|
Dimensões | 40 x 40 x 51 cm |
O violão é composto por três partes principais: a cabeça, o braço e o corpo. A cabeça (às vezes também chamada de mão) é fixada na ponta do braço. De cada lado da cabeça ficam peças chamadas cravelhas (ou tarraxas), nas quais as cordas são enroladas. ... Violões costumam ter seis cordas, mas alguns podem ter mais.
Os instrumentos de corda, como o violão, produzem sons a partir da vibração de suas cordas. Quando vibra, a corda desses instrumentos faz com que o cavalete também oscile, fazendo com que seu tampo vibre, produzindo o som audível.
As medidas do Violão se referem ao tamanho total do instrumento (medindo do início da cabeça do violão até a outra extremidade da caixa acústica). Usei as medidas em centímetros porque é mais comum para nós. Alguns fabricantes de violão usam as medidas em polegadas (1 cm = 2,54 polegadas).
Tradicionalmente, entre 42 e 44 mm.
O violão é composto por três partes principais: a cabeça, o braço e o corpo. A cabeça (às vezes também chamada de mão) é fixada na ponta do braço. De cada lado da cabeça ficam peças chamadas cravelhas (ou tarraxas), nas quais as cordas são enroladas. Há uma cravelha para cada corda.
O violão é um instrumento de cordas que quando essas cordas sofrem uma perturbação elas emitem ondas sonoras. Essas ondas possuem algumas características que as diferenciam de outras ondas. São elas Intensidade, Alturae Tímbre. A intensidade está relacionada ao tamanho da amplitude da onda, ou seja, refere-se ao volume daquele som.
Podemos perceber uma diferença de intensidade no violão quando tocamos ele mais fraco e quando tocamos ele forte, assim estamos mudando a intensidade de seu som, ou seja, o volume. A altura refere-se à freqüência com que esse som é emitido.
Ao tocarmos o violão vibramos essas cordas nessas frequências. O vibrar da corda vibra o ar a que rodeia criando a onda sonora. Porém no violão temos o corpo que também é reconhecido como caixa de ressonância que possui um formato em 8.
As cordas de um violão têm comprimento L. Nessas condições a primeira corda, que chamaremos mi1, deve ter freqüência fundamental de aproximadamente 660 Hz, enquanto a sexta corda mi2, deve estar um oitava abaixo, ou seja, sua freqüência fundamental deve ser de aproximadamente 330 Hz.
Quando usar disjuntor curva B ou C?
O que é reconhecer firma por verdadeiro?
Qual a melhor fita para colar papel na parede?
Qual é o significado de precarização?
Quanto tempo leva para um chá fazer efeito?
Como fazer cianeto de potássio?
Que entende por armazenagem e quais as suas funções?
Quem tem ansiedade pode desenvolver depressão?
Qual o valor do quilo da carne de jacaré?
Quais os benefícios do Predsim?
Como ligar o aifai do notebook?
O que são dias não produtivos na suinocultura?
Qual a cor da madeira aroeira?