A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol. E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol. A# e Ab.
Na tablatura, além de mostrarmos o que você deve tocar, também podemos mostrar as técnicas utilizadas para tocar cada nota. Veja a seguir as técnicas e simbologias mais comuns. Como você viu acima, as tablaturas são apenas uma sequência de linhas e notas.
Por isso, essa técnica ficou conhecida também como Two-Hands. Existem outras dezenas técnicas menos comuns que não são padronizadas. O autor da tablatura deve, nesse caso, indicar o significado da notação em algum canto da tablatura para evitar confusões.
Outra coisa que chama atenção nas tablaturas é a presença de símbolos os quais anunciam técnicas, como é o caso do “slide”, “hammer” e “tapping”, sobre os quais falaremos mais tarde. Se quero dizer ao músico que dedilhe o acorde Ré (D), basta escrever nas linhas da tablatura do seguinte modo (contaremos de cima para baixo, OK?):
No lugar de um esquema complexo e de leitura difícil das notas, ela diz ao músico onde posicionar seus dedos. Simples assim. É claro que, do século XIII até hoje, a tablatura evoluiu bastante. Hoje, a utilizamos principalmente para violões, guitarras, baixos e, com algumas diferenças, para bateria.
Quando o dente fica mole quanto tempo para cair?
O que fala o Anexo 11 da NR 15?
Quanto tempo demora para o organismo produzir sangue?
Quantos blocos de altura o Creeper morre?
Quem são as igrejas neopentecostais?
O que são instrumentos musicais e como são classificados?
Quem não pode participar de leilão?
Para que serve o filtro de osmose?
O que significa as flores recebidas pelos atletas no pódio?
Como usar o limite de crediário do Banco do Brasil?
O que é um comportamento assertivo?
Quais os benefícios do refrigerante diet?
O que são os jogos na Educação Física?
Como se chama filme de terror em inglês?
É possível reduzir a comissão?
Como é chamado o ensino médio?
Como o planejamento estratégico impacta as contratações públicas?