História: Pode-se argumentar que a arte ambiental começou com as pinturas rupestres paleolíticas de nossos antepassados. Embora não tenham sido encontradas paisagens (ainda), as pinturas rupestres representaram outros aspectos da natureza importantes para os primeiros seres humanos, como animais e figuras humanas.
A arte ambiente ou ambiental não faz referência a um movimento artístico particular, mas sinaliza uma tendência da arte contemporânea que se volta mais decididamente para o espaço - incorporando-o à obra e/ou transformando-o -, seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou as áreas urbanas.
Os artistas que produzem obras nesse estilo normalmente têm uma forte reverência pela preservação da natureza e um desejo de criar um impacto mínimo sobre o solo na produção de seu trabalho.
A land art, também conhecida como earth art ou earthworks, é um movimento artístico que surgiu nos Estados Unidos e no Reino Unido entre as décadas de 19.
A Land Art, ou Earthwork (Arte da Terra) tem como principal característica a integração com o meio ambiente.
O estilo surge nos EUA, na década de 60, como uma resposta ao Minimalismo que entra em decadência deixando no ar uma sensação de monotonia. As obras Land Art são sempre monumentais e, em muitos casos, envolvem montanhas e parques, embora o artista também expande seu conceito interferindo no espaço urbano.
A arte ambiental é uma gama de práticas artísticas que abrangem tanto as abordagens históricas da natureza na arte quanto os tipos mais recentes de obras ecológicas e com motivação política.
Land art, Earthwork ou Earth Art O terreno natural é objeto e se integra à obra nesse tipo de arte. Conhecida como land art, Earth art ou Earthwork, esses trabalhos são grandes arquiteturas ambientais, transformam a natureza e são por ela transformados.
“Arte ambiental” é um termo genérico que se refere a uma ampla gama de trabalho que ajuda a melhorar a nossa relação com o mundo natural. Seja informando sobre as forças ambientais, ou demonstrando problemas ambientais, e até com uma participação mais ativa, reaproveitando materiais e restaurando a vegetação local.
As principais características da land art são: Fusão da arte com a natureza. A natureza (espaço exterior) é o meio do suporte artístico. Efemeridade da arte (desgastada com o tempo desde chuva, neve, erosão)
O termo “arte ambiental” abrange frequentemente preocupações “ecológicas”, mas não é específico para elas. Ele celebra principalmente a conexão de um artista com a natureza usando materiais naturais. O conceito é melhor compreendido em relação à arte histórica terrestre / terrestre e ao campo evolutivo da arte ecológica.
Os principais objetivos da arte ambiental são: Conscientizar dos perigos que espreitam o planeta e promover sua conservação. Reforçar a comunicação e a participação cidadã na defesa da natureza. Incentivar o compromisso político contra o aquecimento global e seus efeitos.
A arte e o meio ambiente apelam à razão e aos sentimentos. O que ocorre quando são misturados? A resposta está na arte ambiental, um movimento praticado por artistas de diferentes áreas que converte a natureza em sua inspiração — ou matéria-prima — para nos transmitir sua beleza e incentivar sua preservação.
A seguir, fazemos uma retrospectiva de alguns dos artistas mais reconhecidos desse tipo de corrente artística: Herman de Vries: escultor holandês (1931) radicado na Alemanha e um dos precursores da arte ambiental contemporânea. Em suas obras utiliza elementos naturais de todo o mundo para exaltar sua biodiversidade.
O que é resultado negativo da equivalência patrimonial?
Como se escreve enviar mensagem de texto em inglês?
Quem escreveu a música Deus não está morto?
O que é preciso para se cadastrar no CRAS?
Como que escreve Língua Portuguesa?
Quando se iniciou a industrialização brasileira por que o Brasil é um país de industrialização tard?
Qual a lenda que narra a origem do povo asteca?
O que significa a palavra lascou?
Quem pode se inscrever no ProITEC?
O que significa mal educado em espanhol?
Como fazer para pedir alta do INSS?
Por que a solicitação de pausa no financiamento da caixa foi deferida?