A doença falciforme teve origem na África e chegou ao continente americano em função do tráfico de pessoas negras escravizadas, durante o período colonial.
Paulo - Mal surgiu na África - 19/1/1997. A anemia falciforme é resultado da alteração de um gene responsável pela hemoglobina, ocorrida provavelmente na África. Um gene contém as instruções para fabricar o organismo e as substâncias que o fazem funcionar. A hemoglobina é uma proteína das células vermelhas do sangue.
A escolha da região também se deu pela alta incidência de anemia falciforme, doença que não deriva de carência nutricional mas de um problema genético, em que o corpo produz glóbulos vermelhos de formato anormal, e que é comumente observada em pessoas afrodescendentes.
O traço falciforme não é uma doença. Significa que a pessoa herdou de um dos pais o gene para hemoglobina A (normal), e do outro o gene para hemoglobina S (característica da anemia falciforme), ou seja, ela é hemoglobina AS. As pessoas com traço falciforme são saudáveis e nunca desenvolvem a doença.
Como a anemia ferropriva surge e quais seus sintomas Em cerca de 80% dos casos, decorre de uma alimentação inadequada que leva ao consumo insuficiente do mineral, especialmente nas fases da vida em que há uma maior demanda por ele, como na infância e durante a gravidez.
Há, contudo, a presença de uma gama de sintomas característicos da anemia falciforme aguda, que são causados pelo aumento da viscosidade sanguínea, que é a aglomeração de hemácias comprometidas.
Na combinação do gene HBS com genes determinantes de variantes da hemoglobina (HbC; HbD) ou de hemoglobinas anômalas causadoras de outras formas de anemia hereditária tipo a talassemia Caso o gene HBS temos o que se denomina Doença Falciforme (SC; SD; S-talassemia, etc.) com sintomatologia semelhante, ou mais grave a da anemia falciforme.
Muitos sintomas e sinais caracterizam a doença falciforme. Entre eles estão: Anemia: Sinal mais frequente. A causa dessa anemia não é a falta de ferro, mas a destruição rápida de hemácias, que vivem menos tempo quando estão no formato de foice. Em algumas situações, a transfusão de sangue pode ser necessária.
Por uma alteração genética, a pessoa com doença falciforme produz um tipo alterado de hemoglobina, a hemoglobina S (Hb S), no lugar da hemoglobina normal, a hemoglobina A (Hb A), presente nos adultos. O transporte de oxigênio para todo o corpo, função da hemoglobina, não se dá de forma satisfatória quando o indivíduo tem a doença falciforme.
Qual o planeta mais brilhante visto da Terra?
Qual a diferença do uso do pronome oblíquo átono entre Brasil e Portugal?
Qual o prazo de validade de um cheque emitido?
Qual a importância de manter seu antivírus sempre atualizado?
O que é complemento nominal exemplo?
Quem são os artilheiros das eliminatórias?
Deve-se comer antes de dormir?
Como escolher panela de cerâmica?
O que é uma especialização lato sensu?
Qual a melhor fonte de cálcio para galinhas?
Como clarear o rosto com creme dental?
Quais os tipos de amostra de solo?
Qual é o tema central da Bíblia?
Quando o médico pode recusar o atendimento a um paciente?
Como saber se a terapia tá fazendo efeito?
É verdade que a lua crescente cresce o cabelo?