A doença falciforme teve origem na África e chegou ao continente americano em função do tráfico de pessoas negras escravizadas, durante o período colonial.
Paulo - Mal surgiu na África - 19/1/1997. A anemia falciforme é resultado da alteração de um gene responsável pela hemoglobina, ocorrida provavelmente na África. Um gene contém as instruções para fabricar o organismo e as substâncias que o fazem funcionar. A hemoglobina é uma proteína das células vermelhas do sangue.
A escolha da região também se deu pela alta incidência de anemia falciforme, doença que não deriva de carência nutricional mas de um problema genético, em que o corpo produz glóbulos vermelhos de formato anormal, e que é comumente observada em pessoas afrodescendentes.
O traço falciforme não é uma doença. Significa que a pessoa herdou de um dos pais o gene para hemoglobina A (normal), e do outro o gene para hemoglobina S (característica da anemia falciforme), ou seja, ela é hemoglobina AS. As pessoas com traço falciforme são saudáveis e nunca desenvolvem a doença.
Como a anemia ferropriva surge e quais seus sintomas Em cerca de 80% dos casos, decorre de uma alimentação inadequada que leva ao consumo insuficiente do mineral, especialmente nas fases da vida em que há uma maior demanda por ele, como na infância e durante a gravidez.
Há, contudo, a presença de uma gama de sintomas característicos da anemia falciforme aguda, que são causados pelo aumento da viscosidade sanguínea, que é a aglomeração de hemácias comprometidas.
Na combinação do gene HBS com genes determinantes de variantes da hemoglobina (HbC; HbD) ou de hemoglobinas anômalas causadoras de outras formas de anemia hereditária tipo a talassemia Caso o gene HBS temos o que se denomina Doença Falciforme (SC; SD; S-talassemia, etc.) com sintomatologia semelhante, ou mais grave a da anemia falciforme.
Muitos sintomas e sinais caracterizam a doença falciforme. Entre eles estão: Anemia: Sinal mais frequente. A causa dessa anemia não é a falta de ferro, mas a destruição rápida de hemácias, que vivem menos tempo quando estão no formato de foice. Em algumas situações, a transfusão de sangue pode ser necessária.
Por uma alteração genética, a pessoa com doença falciforme produz um tipo alterado de hemoglobina, a hemoglobina S (Hb S), no lugar da hemoglobina normal, a hemoglobina A (Hb A), presente nos adultos. O transporte de oxigênio para todo o corpo, função da hemoglobina, não se dá de forma satisfatória quando o indivíduo tem a doença falciforme.
Quais são as principais características dos direitos humanos?
Qual é a importância dos direitos civis?
Quanto tempo leva para o álcool sair do sangue?
O que é necessário para ter inscrição estadual?
Quanto tempo dura um cartucho de impressora?
Quantas calorias tem uma colher de achocolatado em pó?
Onde consigo sacar dinheiro do Banco Inter?
Quais são os hidrocarbonetos cíclicos?
Quantos limão pode tomar por dia?
Quais são as características da gestão de pessoas?