Enquanto a palavra senão é utilizada no sentido de a não ser ou caso contrário, a expressão "se não" é usada com sinônimo de caso não. Escrita de forma junta, a palavra "senão" tem o papel de uma conjunção alternativa ou conjunção adversativa.
- senão vejamos / senão, vejamos: vírgula opcional; em vez de mostrar o contrário – como poderia parecer –, a expressão leva a uma confirmação do que foi anteriormente enunciado: A Lei 2.445/88 é enumerativa e não taxativa.
Quando é preposição significa uma exceção, e pode ser substituído por: “exceto”, “com exceção de”, “salvo”, “a menos que”. Luana não comprou nada na feira, senão uma camiseta. Luana não comprou nada na feira, exceto uma camiseta.
Vamos lá: “senão” é uma conjunção adversativa, serve para ligar duas frases em que uma se opõe à outra. Quer dizer “do contrário”, “de outro modo”, “mas”.
O que é a vida senão um Momento, que se segue de outro, e de outro, e de outro.
Expressão empregada para sugerir uma única alternativa para determinado problema.
1) Trata-se de expressão correta, que significa apesar de. Ex.: "Não obstante a respeitável argumentação do autor, proferiu-se um veredicto de improcedência do pedido". 2) Tem nada obstante como locução de idêntico significado e de perfeita correção no vernáculo.
É uma forma de conjunção que funciona como o "senão", "do contrário", "aliás", etc. Denota uma relação de oposição entre as duas proposições da frase. Exemplo de uso da palavra Caso contrário: Pode ser que o bolo fique ruim, caso contrário ele ficará muito bom.
Apesar de senão e se não terem pronuncia igual e escrita semelhante, os seus significados são diferentes e devem ser utilizados em situações diferentes. Se não significa caso não . Senão significa caso contrário , a não ser ou mas .
Uso de senão e se não. É possível utilizar a expressão se não nos mesmos contextos em que se utiliza a conjunção senão, quando o verbo se encontrar omisso. Senão = caso contrário Venha rápido, senão não chegaremos a tempo! Se não = caso não Venha rápido, se não, não chegaremos a tempo!
Junto ou separado, as formas senão e se não estão corretas, mas são utilizadas para expressar condições diferentes. Estas palavras são homônimas, devido à pronúncia idêntica e grafia muito parecida, mas completamente diferentes em significado. Senão junto serve para indicar uma condição contrária, contrastante.
Acontece que em 1.2.a. não se está a subentender a mesma forma verbal (pessoa, número, tempo) da oração anterior, como acontece em 2.1.2. Essa palavra “senão”, por si só, não forma oração, mesmo que elíptica (não há mais nenhum elemento; segue-se outra ideia: “não te oiço”).
Como se referir a uma pessoa magra?
Qual o nome dos jogadores que ocupam as posições 4 3 e 2?
Porque algumas pessoas gostam tanto de plantas?
Qual a diferença entre discalculia e dificuldades na área da matemática?
Como se chama quem tem seu próprio negócio?
O que é miopia e astigmatismo juntos?
Quem nasce na Argentina é chamado de quê?
Porque tem pessoas que têm dificuldade de aprender?
Como se chama a pessoa que tem mais facilidade em ganhar massa muscular?
Tem como pagar o Globoplay pelo boleto?
Como lidar com o medo de falar em público?
Como pagar o IPVA pela internet 2020?
Como pagar IPTU com desconto de 20?
Qual o vencimento do DARF Imposto de Renda 2021?