A água é aquecida pelo sol e, assim que atinge uma determinada temperatura, entra no processo de evaporação permitindo que a água deixe o mar. A ação seguinte é conseguida pelos ventos que sopram as nuvens para locais mais frios na terra. Os locais frios costumam ser as montanhas. Aí ocorre a precipitação ou chuva.
A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra. Quem descobriu essa força fundamental da natureza foi o cientista inglês Isaac Newton, 330 anos atrás.
Em certas temperaturas e pressões, reações químicas significam que a água líquida se transforma em “rochas úmidas”, um mineral hidratado que faz parte da placa tectônica. Tais rochas molhadas, então, são empurradas cada vez mais a fundo no manto terrestre.
À medida que os oceanos perdem água, os primeiros pedaços de terra oculta que aparecem são as prateleiras continentais. Essas formações incluem pontes terrestres que os humanos atravessaram ao migrar de continente para continente.
De acordo com o relatório trienal divulgado em 2009 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas - mais da metade da população mundial - sofrerão com a escassez de água.
28 curiosidades que você vai gostar
Mas a água não serve apenas para nos hidratar, ela hidrata os solos, consequentemente os deixa nutridos o suficiente para que seja passível de plantações. Sem água, os solos seriam desertificados, num mundo assim, não haveria comida. Sem comida, sem água, não há vida.
Faltariam arroz, feijão, soja, milho e outros grãos. A vida nas metrópoles será mais difícil. Só a Grande São Paulo consome atualmente 80,5 bilhões de litros por mês. A água que abastece a região virá de Santos, uma das grandes cidades do litoral que passarão a investir em dessalinização.
Essas e muitas outras constatações comprovam que o planeta possui formato esférico, com os polos achatados.
A evaporação forma reservatórios subterrâneos, rios, lagos e geleiras. E sem água doce é impossível a vida terrestre, ou seja, mais uma contribuição dos oceanos na manutenção da vida terrestre.
Através deste mecanismo, designado por ciclo da água, não existe água em excesso em algum local pois o processo encontra-se em constante movimento. Desta forma o nível do mar encontra-se sempre constante, impedindo a evasão da água na areia que poderia invadir a terra com o passar do tempo.
Os corpos não "caem" no Sol devido às suas velocidades orbitais. A Terra por exemplo gira em torno do Sol com velocidade média de aproximadamente 30 quilômetros por segundo. Se estivesse mais lenta, sua órbita não seria estável.
A gravidade é ainda responsável por manter a Terra e os demais planetas e satélites em suas respectivas órbitas, pela formação das marés pela convecção natural, por aquecer o interior de estrelas e planetas em formação e por vários outros fenómenos na Terra e no universo.
Esse ambiente constitui-se de um vácuo parcial contendo baixa densidade de partículas, predominantemente plasma de hidrogênio e hélio, além de radiação eletromagnética, campos magnéticos, neutrinos, poeira interestelar e raios cósmicos.
Aprendemos na escola que a Terra se move de duas formas. A rotação é o giro em torno de si mesma, o que produz o dia e a noite. Já a translação é o movimento em torno do Sol, responsável pelas estações do ano. Mas, nosso planeta também se movimenta de outras formas, como a precessão.
Pode parecer óbvio, mas é a pura verdade: os planetas rodam porque não existe nenhuma força para brecá-los. O fato é que tudo tende a manter seu movimento se não aparecer nada que se oponha. Essa história começou com o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo há 15 bilhões de anos.
Dos mares retiramos cerca de 95% do petróleo, 80% do gás natural e 45% do pescado produzidos no País. Pelas rotas marítimas escoamos mais de 95% do comércio exterior brasileiro.
De maneira geral, o mar atua como elemento de controle do clima global e da temperatura média do planeta. Assim, o espaço marítimo nacional é fundamental para a estabilidade dinâmica do clima no Brasil e para a qualidade ambiental da costa do país.
No Brasil, estudo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul estimou que os setores da economia dos oceanos representaram 19% do PIB em 2015, incluindo aí segmentos como petróleo, transporte, pesca, cabos submarinos, lazer e turismo.
Tudo depende do ponto de vista! Se analisarmos somente a superfície terrestre, sim, podemos chamar a Terra de Planeta Água. Afinal, de todo o extrato superficial, a água representa 70%, enquanto o continente representa, em média, 30%.
Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado.
A água possui um ciclo natural, que faz com que esse bem não se esgote, mas as interferências humanas neste ciclo, para a economia, por exemplo, pode torná-la escassa. É o que explica o professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, Sérgio Kóide.
O vácuo ideal seria uma região do espaço sem qualquer presença de matéria, como moléculas, átomos, prótons, nêutrons ou elétrons. No entanto, não existe qualquer região no Universo que apresente vácuo perfeito, já que sempre haverá átomos e outras partículas ocupando o espaço.
Os principais dos inúmeros corpos celestes existentes são: asteroides, cometas, estrelas, meteoroides, planetas e satélites. Imagem de um cometa em movimento. Corpo celeste é todo e qualquer astro que se encontra no espaço sideral.
Em suma, corpo celeste é todo e qualquer astro no espaço sideral. Existem inúmeros corpos celestes, porém os principais são: asteroides, cometas, estrelas, meteoroides, planetas e satélites.
A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.
O que significa sonhar que está na beira de um penhasco?
Quais os nossos direitos e deveres?
Quais são as regiões mais industrializadas do Brasil resposta?
Quais as cidades mais quentes do Brasil hoje?
Quais são os tipos de milho de pipoca?
Quantas gotas tem 1 ml de óleo essencial?
Como recorrer ao auxílio emergencial negado de 300?
Quando vence o licenciamento 2021 pr?
O que é realidade aumentada exemplos?
Quanto ganha músico Gusttavo Lima?
Quanto a Gucci fatura por ano?
Quais são os movimentos que as plantas realizam?
Qual é a unidade de medida da resistência?