Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
A imagem do tripé é perfeita para entender a sustentabilidade. No tripé estão contidos os aspectos econômicos, ambientais e sociais, que devem interagir, de forma holística, para satisfazer o conceito. Sem estes três pilares a sustentabilidade não se sustenta.
O desenvolvimento sustentável possui três grandes princípios, que são:sustentabilidade econômica;sustentabilidade ambiental;sustentabilidade social.
Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.
31 curiosidades que você vai gostar
Alguns anos depois (1994), John Elkington criou o Triple Bottom Line ou Tripé da Sustentabilidade. O método incorpora a visão ecológica nas empresas com base em três princípios: People (Pessoas), Planet (Planeta), Profit (Lucro), também conhecido como os 3Ps da Sustentabilidade.
Neste artigo, veremos que a concepção de sustentabilidade vai além das questões ecológicas e pode ser aplicada a qualquer tipo de recurso.
...
O tripé da sustentabilidade: uma visão ecológica, econômica e socialAmbiental ou Ecológico. Ambiental ou Ecológico. ... Econômico. ... Social.
No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trabalha com 59 indicadores de sustentabilidade, que se baseiam nos 58 indicadores da Commission on Sustainable Development (CSD, 2005) formando um escopo de quatro dimensões: ambiental, social, econômica e institucional.
O tripé da sustentabilidade envolve três aspectos fundamentais da administração empresarial: Social, Ambiental e Financeiro. Os quais devem interagir harmonicamente a fim de garantir a integridade do planeta e da sociedade durante o desenvolvimento econômico-industrial.
O conceito está alicerçado em três dimensões principais – a social, a ambiental e a financeira –, formando o Tripé da Sustentabilidade. Ou, como o termo é conhecido no ambiente empresarial, o tripple bottom line.
Os três pilares do Triple Bottom LinePeople. Trata-se de todo capital humano de uma empresa que está, direta ou indiretamente, relacionado às atividades desenvolvidas por uma empresa. ... Planet. É capital natural de uma empresa ou sociedade. ... Profit. É resultado econômico positivo de uma empresa.
O tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line), criado em 1994, pelo sociólogo e consultor britânico John Elkington, também conhecido como “PPL” (pessoas, planeta e lucro), considera que uma empresa para ser sustentável precisa ser socialmente justa, ambientalmente responsável e financeiramente viável.
O Triple Bottom Line é um conceito de gestão que preza pela sustentabilidade de forma ampla nas empresas.
...
Nesse sentido, o mínimo que se espera dela é o atendimento a aspectos como:flexibilidade;remunerações justas;benefícios;inclusão e diversidade;suporte.
Segundo esse conceito, para ser sustentável uma organização ou negócio deve ser financeiramente viável, socialmente justo e ambientalmente responsável.
Atitudes simples, como poupar energia, economizar água e promover coleta seletiva para reciclagem já fazem toda a diferença. E essas atitudes podem se estender ainda mais buscando parcerias que o ajudem a diminuir a poluição e gerem um ambiente de trabalho mais saudável.
O tripé da sustentabilidade é um conceito que engloba os resultados de uma organização considerando três pilares, social, ambiental e financeiro. Isto é, o triple bottom line visa não somente os resultados de uma organização, mas também o impacto que ela causa no meio ambiente e na comunidade na qual está inserida.
Nenhuma das três dimensões centrais (a econômica, legal, ou ética) deve ser considerada como mais importante ou significante comparada com as outras.
A responsabilidade social das empresas materializa- se em duas dimensões: a interna e a externa. Na sua dimensão interna, as práticas socialmente responsáveis relacionam-se com a gestão dos recursos humanos, a saúde e segurança no trabalho, a adaptação à mudança e a gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais.
Responsabilidade social das empresas: a dimensão externaComunidades locais: promover a boa integração da empresa com a comunidade em que está inserida.Parceiros comerciais, fornecedores e consumidores: encontrar soluções para a boa relação entre os envolvidos.
As companhias têm participado ativamente da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Muitas, inclusive, dão um passo à frente promovendo projeto de responsabilidade socioambiental e incentivando seus clientes a fazerem o mesmo.
A sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações adotadas por companhias com o objetivo de operar de maneira mais consciente. São negócios que levam em sua essência, metas sustentáveis e socialmente responsáveis, aliadas às melhorias da sociedade e de acordo com o cenário corporativo em que estão inseridas.
Tripé da Sustentabilidade
São eles: social, ambiental e financeiro. De acordo com o conceito, esses três aspectos devem sempre interagir de forma harmônica na direção de um negócio, garantindo a integridade do planeta e da sociedade durante seu crescimento econômico.
O Triple Bottom Line (conhecido como TBL, 3BL ou Tripé da Sustentabilidade) é um conceito criado pelo sociólogo britânico John Elkington em 1994. Ele estabelece que as organizações devem ir além ao medir seus resultados, não focando apenas as vendas – como era feito no passado.
O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.
Pergunta 6 0,5 em 0,5 pontos Qual a definição mais utilizada para sustentabilidade? Resposta Selecionada: d. A capacidade de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.
Quanto tempo trabalhado para ter direito ao Seguro-desemprego?
Como é feito a cirurgia de hipermetropia?
Qual exercício de cardio queima mais calorias?
Qual o melhor coagulante natural?
Qual a diferença entre revogação e sustação do cheque?
O que é necessário fazer antes de escrever um texto enciclopédico?
Qual o benefício do micro-ondas?
Qual a diferença entre tempestivo e intempestivo?
Qual é o CBO de serviços gerais?
Quais as características do interrogatório?
Para que serve um aquecedor de ar?
Quem tem granuloma anular pode tomar sol?
Qual é a região que tem mais estados?
Quantos gol o Messi já fez no PSG?