O que é e para que serve o teste do olhinho? Basicamente, o médico observa o reflexo da luz emitida pela lanterninha no fundo do olho do bebê. Se há alguma alteração na estrutura, esse reflexo ganhar uma cor diferente e pode não ser igual entre os dois globos oculares.
Quando essa luz é refletida de cor avermelhada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. No entanto, quando a luz refletida é esbranquiçada ou de forma diferente entre os olhos, deve-se fazer outros exames com o oftalmologista para investigar a possibilidade de problemas de visão.
“Quando o reflexo vermelho está presente e é homogêneo, considera-se o teste normal, já se estiver alterado, ficará esbranquiçado e é sinal de alguma doença”, explica a oftalmologista pediátrica do Hospital Nossa Senhora das Graças, Christie Graf Ribeiro.
O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão.
É rápido, sem dor, e é feito iluminando os olhos do recém-nascido por meio de um aparelho chamado oftalmoscópio, sem a necessidade de colírios. É importante que se repita o teste do olhinho regularmente até os 5 anos.
O teste do olhinho alterado pode ser indicativo de doenças graves, que impedem o desenvolvimento da visão: Retinopatia da prematuridade Catarata congênita Glaucoma congênito Retinoblastoma Doença de Coats Persistência hiperplásica de vítreo primário (PHVP) – ou vascularização fetal persistente ...
O teste do reflexo vermelho em recém-nascidos é uma forma de avaliação visual, permitindo a identificação precoce de leucocorias, presente frequentemente na catarata congênita, retinoblastoma e retinopatia da prematuridade.
O teste do reflexo vermelho, deve ser realizado na primeira consulta do recém-nascido na atenção básica e repetido aos 4, 6 e 12 meses e na consulta dos 2 anos de idade (2, 3).
Quando fazer o teste do olhinho? Todo recém-nascido não deve sair da maternidade sem passar por esse exame. A partir daí, sua repetição e a avaliação oftalmológica em geral depende de cada um. “Uma criança que aparentemente está bem pode voltar a realizar esse exame nas consultas de rotina ou por volta dos 3 ou 4 anos.
Desde junho de 2010, o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Antes disso, em muitos estados e cidades, o exame foi instituído por lei e é realizado nas maternidades públicas e também particulares até a alta do recém-nascido.
Apesar de ser indicado que a realização do teste seja feita ainda na maternidade, o teste do olhinho também pode ser realizado na primeira consulta com o pediatra, devendo ser repetido ao 4, 6, 12 e 24 meses.
Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o ...
O que são mudanças sociais em Sociologia?
Como saber se vc é uma pessoa intensa?
Como podemos definir arte ABCD?
Como responder uma intimação no PJe?
Como saber se você é um fracassado?
Como elaborar um cronograma de execução?
O que é seguro prestamista BV Financeira?
Como funciona o Hidrovacuo de freio?
Como funciona sistema de interfone?
Como funciona o sistema de operador de caixa?
Como ocorre a excitação cardíaca?
Como é organizado o sistema de ensino brasileiro?
Quanto tempo dura um alvará de funcionamento definitivo?
Como funcionam as ações de uma empresa?
Como funciona a residência terapêutica?
Como calcular o sistema Sacre?