Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.
■
Vá até uma área de cachoeira ou uma pedreira com os ingredientes em mãos. Pegue o documento e coloque a pedra por cima dele, coloque o copo em frente a pedra e encha de cerveja. Depois é só preparar as velas em volta da oferenda e acender as velas. A cada vela acendida peça a Xangô que faça justiça.
Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados. Protege-me meu glorioso São Judas Tadeu, Pai Xangô na umbanda.
É tanta a aversão de Xangô pela morte que ele se afasta de seu filho, mal ele caia doente. É chamado de leopardo dos olhos faiscantes, de fogo ou de dragão faiscante. Em alguns mitos ele usa Kabelo transado e se veste de saia vermelha e búzios. Detesta mentirosos, adora argolas de ouro e põem fogo pela boca.
Amalá ou Caruru: é comida-ritual do Orixá Xangô, Iansã, Obá e Ibêji. Também é feito com quiabo cortado, cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce. É oferecido em uma gamela forrada com massa de acaçá. Axoxô ou Oxoxô: é a comida-ritual dos orixás Oxossi e Ogum, no Candomblé e na Umbanda.
32 curiosidades que você vai gostar
É o orixá da fartura. As frutas são: mamão, laranja doce, maracujá doce.
Acender velas
Este é um ritual simples, mas poderoso que pode ser facilmente incorporado na sua rotina. Se você ainda não sabe qual é o seu orixá, indicamos que você acenda velas na cor branca, que atende a todos.
Para agradar Xangô na Umbanda e vencer um caso de justiça, vá a uma pedreira numa quarta-feira levando 1 vela marrom e 1 cerveja preta. Abra a cerveja, acenda a vela e peça com fé.
Xangô traz consigo a força de saber que aplica apenas o que é justo, e nada representa mais esta força que as pedras e rochedos, que são regidos pelo orixá e simbolizam firmeza e estabilidade, tal como a força e vontade deste orixá. Por isso se usa o marrom, cor da terra e das rochas.
Devido ao sincretismo religioso com São Jerônimo, hoje (30) também é celebrado o dia de Xangô para a maioria dos umbandistas e candomblecistas.
Conheça as principais ervas de XangôFolha de limão.HortelãFolha de caféRomãManjericão roxo.Noz-moscada.
De acordo com ela, na lenda, Ossain deu uma planta e erva para cada orixá. A sangue lavou, por exemplo, pertence a Xangô, assim como o akokô e a tapororoca. A espada de Iansã a Iansã, o peregun a Ogum e a aroeira a Ogum e Oxóssi. Todas essas plantas foram plantadas na manhã desta sexta.
Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo.
Mais informações sobre Ogum
Frutas: Abacaxi, laranja, uva rubi, goiaba vermelha, pitanga,abacate, manga, limão cravo, romã, gengibre e melancia.
A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá.
Ogum é o Orixá do ferro e da guerra. Rege as estradas e o trabalho. Para ter sua proteção, use às terças-feiras roupas ou peças azul-marinho ou verde e ofereça-lhe um inhame kará assado regado com mel de abelha. Seus números para sorte: 2, 3, 7 e 21.
Oferendas e Saudação
Suas oferendas são as flores marrons, cerveja preta, fumo e o famoso Amalá de Xangô, oferenda preparada com quiabos e muito tradicional nos Candomblés. Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.
Confecção. Dentro da gamela principal tem dispostos vários apetrechos, podemos encontrar várias moedas de cobre, pulseiras e pequenos machados do mesmo metal, três tipos de sementes são indispensáveis, são elas alibés, orobôs e aridãs em quantidade de 6 em acordo com o odu Obará ou 12 Ejilaxeborá.
Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá.
Confira a lista abaixo:Alevante ou levante: erva presente em todas as obrigações de cabeça, nos abô e nos banhos de limpeza espiritual dos filhos de Xangô;Alfavaca-roxa: também utilizada em todas as obrigações de cabeça,nos abô e nos banhos de descarrego dos filhos deste orixá;
Ervas do Orixá Oxalá:
Boldo, arnica da horta, alecrim, folhas e ramos de palmeiras, folhas de laranjeira, hortelã, erva cidreira, louro, algodão, rama de leite, manacá, malva branca, saião branco, folha da costa, rosa branca, manjerona, macaça, erva doce.
Orobô ou orobó (em iorubá: orogbo), cujo nome científico é Garcinia kola, é um fruto sagrado de origem africana, muito utilizado nos rituais do candomblé.
Na segunda feira, o ideal é acender a vela amarela. Ela estimula nosso intelecto, aumenta o nosso poder de concentração, de comunicação e de criatividade. Ela ajuda também a vencer a timidez e a favorece a formação de laços sociais.
Pedreiras são fontes de emanação de poder e energia primordial da vida. As pedras naturais são bases para construções sólidas, assim como a justiça e a força de Xangô. Por isso, as pedreiras são locais ideais para fazer oferendas a este Orixá, que também domina o fogo e as lavas dos vulcões.
A oferenda deve ficar em um cruzeiro de cemitério, praia ou à beira de um lago ou represa. O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.
O que a descoberta do ouro no Brasil estimulou?
Quanto tempo foi a construção da arca de Noé?
Como se formam os gametas femininos?
Como são formadas as correntes de retorno?
Como encontrar campo magnético?
Como surgem as estrias na pele?
Como são formadas as organizações internacionais?
O que não pode aparecer em uma resenha de um filme?
Como fazer uma parede em 3D no AutoCAD?
Como antecipar o cio de uma égua?
Como faço para instalar o Windows 7 no PC?
Como usar o sistema Bullet Journal?