A cartografia pode ser definida como a ciência e a arte dedicadas à confecção e ao estudo de mapas e outros produtos cartográficos, como plantas, croquis e cartas.
Hoje, a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias aéreas (realizadas por aviões) e o sensoriamento remoto por satélite. Além disso, com os recursos dos computadores, os geógrafos podem obter maior precisão nos cálculos, criando mapas que chegam a ter precisão de até 1 metro.
A cartografia utiliza hoje mapas, croquis, imagens de satélites, coordenadas geográficas, entre inúmeras outras informações que combinam a produção clássica de cartogramas até as mais avançadas técnicas de geoprocessamento.
Com a cartografia é possível estudar e monitorar fenômenos naturais, alterações no meio ambiente e na atmosfera, fazer a previsão do tempo, planejamentos ambientais e de rotas da aviação, observar vulcões, erosões de solo, inundações e saber os níveis do desmatamento.
Cartografia é o estudo da representação da realidade de forma gráfica. Essa ciência estuda, analisa e produz mapas, plantas, gráficos e tabelas de uma determinada localidade.
Em 1964, a Associação Cartográfica Internacional adotou a seguinte definição para cartografia: "Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas à elaboração e preparação de cartas, planos e outras formas de ...
A cartografia na atualidade é o estudo e operações científicas e técnicas que visam a criação de cartas geográficas, ou seja, mapeamentos geográficos completos de diversas áreas pelo mundo, tudo conforme as necessidades e o tipo de uso.
A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc.
Os principais instrumentos usados na composição cartográfica são: bússola (criada pelos chineses há 1.800 anos), astrolábio e o quadrante (usados nas grandes navegações, as informações apresentadas nesse tipo mapa representavam de forma precisa informações sobre os litorais), sextante (criado no século XVIII pelos ...
As projeções cartográficas mais conhecidas são: Projeção cilíndrica. Projeção azimutal. Projeção cônica.
Em algumas definições, a cartografia também é entendida como sendo o conjunto de técnicas resultantes da observação direta ou indireta (através do uso de imagens ou aparelhos) para documentar, retratar e representar os espaços natural e geográfico para a produção de cartas, mapas, plantas, maquetes e outros documentos.
A cartografia pode ser dividida em duas grandes áreas: Cartografia sistemática: ramo da cartografia dedicado à representação das características físicas da superfície terrestre, e por essa razão é também chamada de cartografia topográfica.
De lá pra cá, muita coisa mudou, a tecnologia transformou as ciências e as sociedades e a Cartografia moderna se constituiu com o aprimoramento na medição e relação entre distâncias e medidas.
MiT , PiT – coordenadas planimétricas exatas, para o ponto i MiC , PiC – coordenadas planimétricas do mesmo ponto, extraídas da Cartografia; e, para o caso altimétrico, pela fórmula: EMQZ ZiTZiC 2 i1 n n1
Como foi o governo de Nicolau segundo?
Qual a linguagem utilizada no Arcadismo?
Qual foi a função de Benjamin Franklin no pós independência?
Como terminou a dinastia de Luís XIV?
Como foi o governo de Luís Napoleão Bonaparte?
Como foi implantada a revolução Cromwell e como ficou a Inglaterra sob seu governo?
O que é a série Retratos do lixo?
O que foi o Consulado de Napoleão?
O que acontece no final do filme O Curioso Caso de Benjamin Button?
Como jogar de 2 no Jump Force?
Como se joga canastra passo a passo?
Como desidratar a massa de tapioca?
Como secar a franja do cabelo?
Como secar gordura da barriga?
Porque eu gosto de ser solitário?