Além de relaxar a musculatura, pode haver uma melhoria na flexibilidade (porém para que isso ocorra, é preciso que o alongamento seja feito com esse propósito). Portanto, antes de iniciar o treino do dia, procure aquecer.
Mas, Marcelo explicou que a maior diferença entre os dois exercícios é que o alongamento serve, principalmente, para aumentar a flexibilidade e ativar a circulação do corpo. Por outro lado, o aquecimento tem o objetivo de preparar o corpo para determinada atividade física.
O aquecimento é necessário, pois prepara o corpo para atividade física rigorosa porque aumentam o desempenho e diminuem o risco de lesão muscular e realizado em uma intensidade moderada pode aumentar o desempenho muscular de 3 a 9%, segundo Weineck.
O aquecimento proporciona então o aumento do fluxo de sangue para os músculos, adequando mais rapidamente a exigência para elevar a produção de energia aeróbica, aumenta a temperatura do corpo, contemplando a melhor atividade das enzimas, e aquecendo os músculos, diminui também a probabilidade de lesões.
A ciência comprova o papel do alongamento dinâmico para desenvolvimento da flexibilidade. Mas cuidado: como dissemos, os estudos já comprovaram que alongar imediatamente antes do treino reduz a produção de força e pode, na hora da musculação, agravar o estresse do músculo, então esteja ciente disso.
25 curiosidades que você vai gostar
Hora do alongamento
Afinal, o alongamento deve vir antes ou depois dos exercícios? A resposta é nem antes nem depois. Antes da atividade física, a prática pode diminuir o potencial de ação neuromuscular e a capacidade de contração muscular entre 15 e 20%. Isto é, a performance é prejudicada e o risco de lesões aumenta.
O que pode-se concluir é que o momento exato para o alongamento vai depender muito do treinamento que será realizado. No entanto, o mais recomendado é que ele não seja feito antes ou depois da musculação, mas sim em outro momento do dia ou da semana, para se manter em níveis de funcionalidade mais elevados.
Não se deve alongar:
√ Antes de dormir e depois de acordar. √ Para ganhar flexibilidade a longo prazo. √ Se você for realizar algum tipo de exercício que exige força (alongamentos estáticos). √ Se sente dor ou tem um estiramento muscular.
"A ciência não comprova que alongar reduz o risco de lesão ou diminui dores muscular. O que ela mostra é que esse tipo de exercício no pré-treino ou prejudica o desempenho ou não o melhora em nada”, diz Danilo Balu, formado em esporte e nutrição pela Universidade de São Paulo (USP).
Pode tomar dois ibuprofeno de 400?
Quantas pessoas cabem em um Boeing 737?
O que a Bncc fala sobre interdisciplinaridade?
Que dia começa as férias de julho?
Quanto custa para arrumar a câmera do celular?
Porque sólidos covalentes não conduzem eletricidade?
Qual é a porcentagem de sedentarismo no Brasil?
Porque grávida não pode fazer esforço?
Qual é a velocidade de uma pessoa correndo?
Qual a função dos neutrófilos e macrófagos na resposta imune inata?