Uma vacina conjugada é um tipo de vacina que combina um antígeno fraco com um antígeno forte como transportador, de modo que o sistema imunológico tem uma resposta mais forte ao antígeno fraco.
Vacinas combinadas são aquelas que duas ou mais vacinas, como difteria e tétano (dupla) e como difteria, tétano e coqueluche (tripla). Vacinas conjugadas são aquelas nas quais os antígenos bacterianos são ligados a carregadores proteicos (polissacarídeos) gerando uma resposta de longa duração dos anticorpos.
As vacinas combinadas são aquelas que oferecem proteção para mais de uma doença com a aplicação de uma única injeção.
Vacina Combinada: é a que contém vários antígenos diferentes em uma única apresentação. Ex.: DTP, Tetra. Vacina Conjugada: é a que usa uma proteína ligada ao antígeno. Ex.: Hib, Meningo C, Pneumo 10.
As vacinas são substâncias biológicas, preparadas a partir dos microorganismos causadores das doenças (bactérias ou vírus), modificados laboratorialmente, de forma a perderem a sua potencia de provocar doença.
21 curiosidades que você vai gostar
Função das vacinas
A vacina estimula a defesa do corpo contra os microrganismos (vírus e bactérias) que provocam doenças e podem ser produzidas a partir de microrganismos enfraquecidos, mortos ou a partir de alguns de seus derivados.
Assim como as vacinas comuns, o objetivo do RNA mensageiro é criar anticorpos contra um vírus que ameaça a saúde humana. Mas, ao invés de inserir o vírus atenuado ou inativo no organismo de uma pessoa, esse novo imunizante ensina as células a sintetizarem uma proteína que estimula a resposta imunológica do corpo.
São exemplos de vacinas combinadas: a tríplice, a tetra, penta, etc. Atenção! Existem diferentes tipos de combinações de vacinas, como por exemplo, uma vacina pentavalente de um laboratório pode proteger contra as doenças A, B, C, D e E, mas a de outro laboratório pode proteger contra as doenças, B, C, D, E e F.
O atenuado é quando o vírus vai sendo enfraquecido aos poucos e não é mais capaz de causar doença. Entretanto, ele continua sendo reconhecido pelo sistema imune. "Vacina é uma maneira de enganar o sistema imune, ele tem que pensar que o vírus está lá", diz ela.
As vacinas que não podem ser aplicadas no mesmo dia são: febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); varicela (catapora) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), todas compostas de vírus vivos atenuados. Esta orientação é especialmente dirigida para crianças entre 12 e 23 meses de idade.
Quanto as vias de administração, é possível administrar as vacinas por via oral, intradérmica, subcutânea e intramuscular. A via oral é utilizada para a administração de soluções que são melhor absorvidas no trato gastrointestinal. A dose é administrada pela boca e apresentados, geralmente, em gotas.
Vacinas contra o coronavírus no mundo
Atualmente, o desenvolvimento das vacinas se concentra em cinco diferentes tecnologias: Vacinas de vírus inativados (“mortos”) ou atenuados (“enfraquecidos”): métodos tradicionais, que utilizam o próprio vírus para estimular o corpo a produzir a resposta imunológica.
As vacinas virais podem ser classificadas como atenuadas, inativadas ou de subunidades. As vacinas atenuadas contêm agentes infecciosos vivos, mas enfraquecidos. Já as vacinas inativadas e de subunidades usam agentes mortos ou apenas partículas deles.
Com o propósito de garantir a imunidade duradoura com a formação de IgG e células de memória imunológica, as vacinas têm sido desenvolvidas pelo acoplamento de polissacarídeos a proteínas, induzindo a ativação de células B, por isso são denominadas vacinas conjugadas.
Tipos de vacina
Exemplos destas vacinas são a vacina BCG, tríplice viral e a da catapora; Vacinas de microrganismos inativados ou mortos: contêm microrganismos, ou fragmentos desses microrganismos, que não estão vivos estimulando a resposta do corpo, como é o caso da vacina para hepatite e a vacina meningocócica.
Para as crianças, a vacinação deve ser iniciada aos 3 meses de idade, com duas doses aos 3 e 5 meses, além de reforços aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Os adolescentes que não receberam a vacina Meningocócica ACWY devem tomar duas doses com intervalo de cinco anos.
Exemplos de vacinas de vírus vivo atenuado:
BCG.
Dengue.
Febre amarela.
Herpes zoster.
Poliomielite oral.
Rotavírus.
Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Nas vacinas inativadas, também chamadas de vacinas de vírus inativado, o vírus é modificado com substâncias químicas ou agentes físicos, de tal forma que ele se torna incapaz de causar infecção.
Ela explica que a vacina pode ser produzida a partir de componentes de um microorganismo ou dele próprio, morto ou atenuado. "No caso da poliomielite, por exemplo, o agente causador é isolado e trabalhado em laboratório até que se consiga uma cepa atenuada do vírus.
A vacina pentavalente é uma combinação de vacinas que previne 5 doenças: tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e meningite causada pela Haemophilus influenza tipo B.
Vacina Hexavalente
Esse tipo de vacina promove imunização para 6 subtipos diferentes de vírus, incluindo doenças como: difteria, tétano, Haemophilus B, coqueluche, poliomielite e hepatite B.
Difteria, Tétano e Pertussis (tríplice bacteriana). A vacina DTPa (acelular), quando possível, deve substituir a DTP (células inteiras), pois tem eficácia similar e é menos reatogênica.
Uma vez no organismo, o vírus vacinal é percebido como um agente estranho e desencadeia a resposta do sistema imunológico. As primeiras células envolvidas nessa resposta (células apresentadoras de antígeno) “absorvem” o vírus, o destroem em seu interior e levam a proteína S para sua superfície.
Como funciona a vacina da Janssen
Esse imunizante é feito com um vetor viral não replicante, mesma tecnologia da vacina AstraZeneca. Os experts modificam um adenovírus que normalmente causa resfriados em humanos, para que ele não consiga mais se multiplicar, e incluem nele um trecho do material genético do Sars-CoV-2.
Como ela funciona? A vacina é baseada em mRNA, que usa RNA mensageiro sintético, que auxilia o organismo do indivíduo a gerar anticorpos contra o vírus. Pode ser desenvolvida e fabricada mais rapidamente do que as vacinas tradicionais.
O que é prazo decadencial de seis meses?
Quais são os principais objetivos do Estatuto da Pessoa com Deficiência?
Quantos ml de mamadeira por idade?
O que foi o movimento das bandeiras?
Como ver pontos na CNH pela internet?
Quais as cores que combinam com o rosa?
Quais são as promessas de Jesus Cristo?
Qual o mês mais barato para viajar para Gramado?
Qual Salmo para pedir perdão a Deus?
Como faço para digitar primeiro?
Quando começou as redes sociais no Brasil?