Os recursos orçamentários são classificados nas categorias econômicas Despesas Correntes e Despesas de Capital e destinam-se à execução de programas de trabalho em áreas específicas, que se denominam funções de governo e que se constituem de projetos e atividades, as quais merecem atenção especial da legislação em ...
No modelo orçamentário brasileiro são observadas classificações para a despesa e para a receita. Da despesa, as principais são: classificação institucional, classificação funcional e programática, de natureza da despesa e por fonte de recursos; da receita, classificação por natureza de receita e por fonte de recursos.
Os princípios orçamentários são premissas a serem observadas na elaboração e na execução da lei orçamentária. O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro e para determinado ente, contendo todas as receitas e despesas.
O Tesouro Nacional é como se fosse o caixa do governo. Ele recebe o dinheiro arrecadado pela Receita Federal e outros órgãos e faz a gestão destes recursos para cumprir o orçamento público, que é um planejamento dos gastos do governo.
Execução de obras: GND 3 (Custeio) e GND 4 (Investimento). Os repasses destinados a obras, ampliação, reformas, adaptação ou recuperação serão executados por meio de Contrato de Repasse, observando o disposto na Portaria Interministerial nº 424, de 30 de dezembro de 2016.
19 curiosidades que você vai gostar
Grupo de natureza da despesa identificado pelo dígito “4”, que agrupa toda e qualquer despesa relacionada com planejamento e execução de obras, aquisição de imóveis e instalações, equipamentos e material permanente, constituição ou aumento de capital de empresas que não sejam de caráter comercial ou financeiro.
Grupo de natureza da despesa (GND 3) destinado a despesas com a manutenção e o funcionamento da máquina administrativa do governo, tais como aquisição de material de consumo, pagamento de diárias, contribuições, subvenções, auxílio-alimentação, auxílio-transporte, além de outras despesas da categoria econômica “ ...
Pelos ensinamentos de Fredie Didier Jr. e Leonardo José Carneiro da Cunha "Recurso de fundamentação livre é aquele em que o recorrente está livre para, nas razões do seu recurso, deduzir qualquer tipo de crítica em relação à decisão, sem que isso tenha qualquer influência na sua admissibilidade.
As fontes de recursos constituem-se de determinados agrupamentos de naturezas de receitas, atendendo a uma determinada regra de destinação legal, e servem para indicar como são financiadas as despesas orçamentárias.
Como é o exoesqueleto dos artrópodes?
Quais são as patentes da Polícia Rodoviária Federal?
Como são os primeiros dias do bebê?
Quantos dias para chegar a caixa da Natura?
Quantos supermercados têm na China?
Quanto custa para abrir uma franquia do Chiquinho Sorvetes?
Quantas tentativas os atletas possuem nos lançamentos e saltos?
Como é o pagamento de uma faculdade?
Qual a medida da garganta da churrasqueira?
Quem é o dono do Comando Vermelho?
Quando ocorre o processo de composição por aglutinação?
Como é feita a gestão de pessoas?
Como funciona uma colônia de abelhas?
O que é o processo de fragmentação?
O que é palatabilidade animal?