As abelhas são insetos que vivem em sociedade, moram em colônias organizadas. Fazem parte da sua hierarquia social: a rainha, as operárias e os zangões. Cada grupo possuem funções bem definidas. Numa colônia, em condições normais, existe uma rainha, cerca de 5.0.000 operárias e de zangões.
As abelhas são insetos sociais. Os indivíduos que vivem nas colmeias se dividem em três castas: rainha, operárias e zangões.
Em uma colmeia vive uma sociedade de abelhas divididas em castas, em que espécies do sexo feminino dominam. A vida de toda colmeia depende da abelha rainha e das abelhas operárias. Já os zangões, que são os machos, possuem uma única função, a de reproduzir.
Nesta parte do corpo, encontram-se órgãos do aparelho digestivo, circulatório, reprodutor, excretor, órgãos de defesa e glândulas produtoras de cera. No final do abdome, encontra-se o órgão de defesa das abelhas - o ferrão - presente apenas nas operárias e rainhas.
As abelhas são insetos que formam sociedades altamente organizadas, que podem chegar até 100 mil indivíduos. Nessas sociedades encontramos três castas: as operárias, a rainha e o zangão. As abelhas operárias são fêmeas estéreis com ovários atrofiados que vivem por aproximadamente trinta dias.
Os machos da colônia, denominados zangões, possuem a única função de fecundar a rainha durante o voo nupcial.
O tórax das abelhas obreiras tem três pares de patas, tendo as duas posteriores uma colher ou fosseta escavada na tíbia, onde as abelhas acumulam o pólen e o própolis; nos fémures de todas as patas vêem-se uns tufos de pelos ou escovas, que servem para colher o pólen, e também sobre as tíbias outros tufos de pelos que ...
A colônia de abelhas sem ferrão é composta por diversas castas, que incluem uma rainha (ou mais de uma em algumas espécies), abelhas operárias, zangões e princesas, que são as rainhas ainda não fecundadas.
No final do abdome, encontra-se o órgão de defesa das abelhas - o ferrão - presente apenas nas operárias e rainhas. O ferrão é constituído por um estilete usado na perfuração e duas lancetas que possuem farpas que prendem o ferrão na superfície ferroada, dificultando sua retirada.
Durante o acasalamento, o órgão genital do zangão (endófalo) fica preso no corpo da rainha e rompe-se, ocasionando sua morte. Durante seu ciclo de vida, as abelhas passam por quatro diferentes fases: ovo, larva, pupa e adulto.A rainha inicia a postura geralmente após o terceiro dia de sua fecundação, depositando um ovo em cada alvéolo.
Desenvolvimento das abelhas. Durante seu ciclo de vida, as abelhas passam por quatro diferentes fases: ovo, larva, pupa e adulto.A rainha inicia a postura geralmente após o terceiro dia de sua fecundação, depositando um ovo em cada alvéolo.
A abelha-rainha e as operárias. Os indivíduos adultos se alimentam geralmente de néctar e são os mais importantes agentes de polinização. As abelhas geralmente polinizam flores de todos os tipos, embora algumas espécies se especializem em determinadas flores.
Em cada colmeia, existem três grupos ou castas: a abelha-rainha, os zangões e as abelhas operárias. Nessa estrutura hierárquica, as abelhas-rainhas são protagonistas incontestáveis e representam a alma e a cabeça da sua comunidade. Por esse motivo, a sociedade das abelhas é governada por um matriarcado.
Qual a locomotiva mais famosa do mundo?
Como escolher o pão integral certo?
Qual é a maior metrópole do Brasil?
Quantas pessoas com deficiência existem no Brasil 2020?
Como transformar texto em formato de livro?
O que acontece se misturar bicarbonato e vinagre?
Como conseguir poste de luz de graça?
Como executar um arquivo APK no PC?
Quais são as ervas para abrir caminhos?
Quais as principais síndromes geriátricas?