A paisagem, que é composta por elementos do presente e do passado, é dotada de aspectos naturais e culturais do mundo. ... A paisagem é, pois, os aspectos perceptíveis do espaço geográfico, isto é, a forma como compreendemos o mundo a partir de nossos sentidos, tais como a visão, o olfato, o paladar, entre outros.
Paisagem, para a Geografia, significa duas coisas: tudo aquilo que os sentidos humanos (tato, audição, olfato, visão) podem captar. Tudo aquilo que sua visão consegue enxergar é uma paisagem, tudo aquilo que sua audição escuta é uma paisagem. Portanto, tudo que o ser humano consegue sentir é uma paisagem.
Uma paisagem pode ser contemplada no lugar, ao vivo, na televisão, ou representada por meio de fotografia, pintura, maquete ou mapa. Pode-se observar uma paisagem sob diferentes perspectivas; o olhar atento pode revelar, além dos aspectos presentes, marcas das sociedades que a construíram.
A paisagem geográfica pode ser definida como todos os elementos do espaço que os nossos sentidos conseguem perceber e interpretar. ... Sendo assim, duas pessoas em um mesmo local podem descrever a paisagem que estão vendo e sentindo de formas distintas.
Paisagem natural e paisagem cultural são tipos de paisagens que apresentam entre si elementos diferentes identificados pelos nossos cinco sentidos, especialmente a visão. ... As paisagens são áreas as quais nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição) são capazes de observar e fazer delas uma possível interpretação.
Paisagem é uma categoria de análise da Geografia que nos auxilia no estudo e compreensão do espaço a partir de um recorte específico. Ela é definida como tudo aquilo que nós podemos identificar e interpretar por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) em um determinado lugar.
A paisagem pode mostrar várias características de um determinado local como a sua urbanização, poluição, ocupação pelas pessoas, características sociais e econômicas. Isso porque a paisagem está relacionada a tudo aquilo que faz parte de um determinado ambiente.
A paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano, social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. A paisagem está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme as atividades humanas.
Caracteriza-se pelos elementos que foram inseridos ao longo do tempo e que coexistem com os atuais. Construções, casas, prédios, armazéns, ruas praças e a distribuição deles no espaço compõem os elementos de uma paisagem e podem sofrer transformações ou permanecer inalterados.
Georges Bertrand(1971,apud MAXIMIANO. P.88), enfatiza que: a paisagem não seria a simples junção de elementos geográficos..., mas a combinação dinâmica, estável, dos elementos físicos, biológicos e antrópicos, porque a paisagem não é apenas natural, mas é total, com todas as implicações da participação humana.
Tais apreensões da paisagem podem ser representadas em diversas formas. Existem múltiplas formas de representação. Essas são as mediações existentes entre um observador e o objeto observado que chegam até nós.
Qual década marcou a urbanização brasileira *?
Qual o limite de mensagens do WhatsApp por dia?
O que é uma gravação ambiental?
Quais são conjunções aditivas?
Porque a flor do antúrio muda de cor?
Quais as dores que a coluna pode provocar?
O que é relação harmônica e Desarmonica?
Qual o tipo de arquivo de imagem mais leve?
Quando ocorreram as primeiras manifestações galego-português?
Qual o 16º termo da sequência que inicia com o número 3 e tem razão da pa igual a 4?
Qual é o nome da válvula do lado esquerdo do coração?
Qual a cor que mais combina com cinza?
Qual a melhor ferramenta de marketing?
Quais as fases involuntárias da deglutição?
Quais são as palavras composição por justaposição?
O que é uma conta na Contabilidade?
Quanto tempo demorou para ser aprovada a vacina da poliomielite?