Os cromossomos são filamentos de cromatina espiralados, presentes no núcleo de todas as células. A cromatina é formada por moléculas de DNA associadas com proteínas de duas classes, as histonas e cromossômicas não-histonas.
Morfologicamente, os cromossomos são classificados de acordo com a posição do centrômero. Se este estiver localizado centralmente, o cromossomo é denominado metacêntrico; se próximo à extremidade, é acrocêntrico; e se o estiver em uma posição intermediária, o cromossomo é submetacêntrico (VERMA e BABU, 1995).
a) Metacêntricos: cromossomos cujo centrômero fica no meio, separando cada cromátide em dois braços de mesmo tamanho. b) Submetacêntricos: possuem o centrômero afastado do meio e, em cada cromátide, os dois braços têm tamanhos um pouco diferentes.
As histonas são as principais proteínas que formam as cromatinas. A cromatina costuma ser dividida em duas categorias, de acordo com a sua condição: eucromatina e heterocromatina.
A posição do centrômero permite classificá-lo em metacêntrico (centrômero na posição mediana), submetacêntrico (centrômero deslocado para um dos braços do cromossomo), acrocêntrico (centrômero localizado mais próximo da extremidade) e telocêntrico (o centrômero localiza-se muito próximo da extremidade, dando a ideia de ...
A posição do centrômero permite classificá-lo em metacêntrico (centrômero na posição mediana), submetacêntrico (centrômero deslocado para um dos braços do cromossomo), acrocêntrico (centrômero localizado mais próximo da extremidade) e telocêntrico (o centrômero localiza-se muito próximo da extremidade, dando a ideia de ...
As células também são classificados com relação aos conjuntos de cromossomos que apresentam: as que apresentam dois conjuntos de cromossomos são denominadas diploides (2n) ou células somáticas; já as células que apresentam apenas um cojunto de cromossomos recebem a denominação de haploides (n).
Os cromossomos são formados por cromatinas condensadas, mas possuem várias partes que recebem nomes de acordo com funções que exercem, as duas principais são: Região mediana que divide o cromossomo em 2 braços e dirige o movimento de separação durante a divisão celular.
Telocêntrico: o centrômero ocupa a extremidade de um cromossomo, isso faz com que o cromossomo tenha só um braço. Cada espécie possui um número de cromossomos único entre todos os indivíduos, e o conjunto desses cromossomos é chamado de cariótipo da espécie.
Normalmente, a quantidade de cromossomos é a mesma entre os organismos de uma espécie. Organismos de reprodução assexuada como alguns fungos , bactérias e algas contêm apenas um conjunto de cromossomos, sendo estes indivíduos chamados de haploides, também conhecidos como n .
Como identificar as hipóteses de escrita?
Como funciona o Serviço Funerário da Prefeitura?
Como funciona o trabalho de cliente oculto?
Como funciona um separador magnético?
Qual plano da Vivo que ganha celular?
Qual a origem de Cachoeirinha?
Qual a quantidade de resveratrol por dia?
Quem foi o primeiro japonês do mundo?
Como fazer o robô do LinkedIn te achar?
Quais os direitos na separação por comunhão parcial de bens?
Quando Ortigueira foi fundada?
O que faz uma pessoa que trabalha no INSS?
Como surgiu o movimento simbolismo?
Qual o valor do seguro do Crediamigo?
Como surgiram os jogos de videogame?