As pneumonias intersticiais fibróticas são conhecidas na medicina clínica há mais de um século. Em 1882, Osler descreveu a “cirrose pulmonar” como “uma alteração fibrinoide, que pode surgir no tecido localizado junto aos brônquios e vasos sanguíneos, septos interlobulares, paredes alveolares ou pleura.
Derrame pleural pode também ser estudado na tomografia computadorizada (TC). Nela, a coleção líquida não apresenta atenuação específica que possa distinguir um transudato de um exsudato ou mesmo de um quilotórax; no entanto, no hemotórax, algumas vezes, podemos observar a imagem líquido-líquido (fig. 7).
Aprisionamento de ar ou hiperinsuflação pulmonar é o aumento da capacidade ar armazenado nos pulmões, causado pela dilatação dos músculos respiratórios, comprometendo a capacidade mecânica dos mesmos e, consequentemente, da respiração.
Além da intensa falta de ar, os sintomas incluem coloração azulada da pele, lábios e unhas, confusão mental, sonolência e batimentos cardíacos anormais. A insuficiência respiratória pode ter inúmeras causas.
São descrições de partes anatomicas do tórax. "Parenquima pulmonar" é a forma como se descreve os pulmões em uma radiografia ou tomografia.
A fibrose pulmonar não é transmissível de pessoa para pessoa. Ou seja, a doença não passa ou se “pega” de uma pessoa para a outra através dos mecanismos de contágio existentes noutras doenças contagiosas, como por exemplo na tuberculose, pneumonia, etc..
O diagnóstico do derrame pleural tem como base o exame físico do paciente, radiografia de tórax e os resultados dos exames de sangue do líquido pleural, se necessário com toraconcentese (retirada do líquido por meio de punção) para realização de biópsia.
Os derrames pleurais são acúmulos de líquido dentro do espaço pleural. Eles têm múltiplas causas e normalmente, são classificados como transudatos ou exsudatos. São detectados por exame físico ou radiografia de tórax; a toracocentese e a análise do líquido pleural costumam ser necessárias para determinar a causa.
A terapia broncodilatadora é central para o manejo da DPOC. Esse tratamento produz pequenos aumentos da função pulmonar medida pela espirometria e uma redução da hiperinsuflação dinâmica que leva à dispneia da DPOC.
Significado de hiperinsuflado: Diz-se do que está muito insuflado, cheio.
São exemplo de fatores intrínsecos que podem prejudicar ou favorecer a ação dos microrganismos?
Qual a função do Ringer simples?
Como mandar mega de internet para outro celular?
Quando vai começar o frio em São Paulo?
O que são direitos civis Cite exemplos?
Quem é o filho do Peter de Teen Wolf?
Quando vai sair o renda parar de R$ 100?
Quais perigos de idealizar um corpo perfeito?
É possível utilizar água como fonte de energia?
Pode congelar docinho com creme de leite?
O que você entende por adequação curricular?
Qual é a classificação da perícia extrajudicial?
Qual caneta escreve em vidro e apaga?
O que fazer para ter uma cintura fina?
Como identificar doenças através dos olhos?
Por que o céu fica alaranjado às vezes?