O monóxido de carbono em cozinhas é liberado na queima incompleta do gás de cozinha. Monóxido de carbono (CO) é um gás inodoro, componente da mistura de resíduos gasosos liberados pela queima incompleta do gás de cozinha, ou gás GLP (gás liquefeito de petróleo).
Essa primeira reação química libera calor que aquece o resto da substância permitindo sua reação. Exemplo disso é gás butano (um combustível) no fogão de cozinha, que para pegar fogo (reagir com o oxigênio, que é um comburente) precisa da chama de um palito de fósforo ou de uma faísca elétrica.
Cuidados com o gás de cozinha ou GLP
O GLP não é venenoso, mas é asfixiante. Por ser mais pesado que o ar, quando há vazamento de GLP, num local fechado, este vai se acumulando ao nível do chão e expulsa gradualmente o oxigênio do ambiente, causando asfixia em quem permanecer ali.
É obtido pelo refino do petróleo e pelo processamento do gás natural nas UPGNs (Unidades de Processamento de Gás Natural). À temperatura ambiente, é submetido à pressão na faixa de 3 a 15 kgf/cm² e se apresenta na forma líquida. Daí o nome Gás Liquefeito de Petróleo. Sua maior utilização é na cocção de alimentos.
A mistura gasosa tem quase o dobro da densidade do ar1, sendo o butano sozinho quase três vezes mais denso, de modo que, se ocorrer um vazamento a tendência é que haja acúmulo de gás próximo ao chão.
40 curiosidades que você vai gostar
O butano é um gás incolor e inodoro, ou seja, não possui cor e nem cheiro e também altamente inflamável. Por conta disso, quando o gás é comercializado, é acrescentado um outro composto, o etanotiol, que possui um cheiro forte e desagradável.
O gás natural é formado por uma cadeia de hidrocarbonetos, compostos químicos constituídos basicamente por átomos de carbono e hidrogênio. O componente principal do gás natural é o metano (CH4). No restante de sua composição há pequenas parcelas de etano, propano e outros hidrocarbonetos de maior peso molecular.
Gás natural é uma substância composta por hidrocarbonetos que permanecem em estado gasoso nas condições atmosféricas normais. É essencialmente composta pelos hidrocarbonetos metano (CH4), com teores acima de 70%, seguida de etano (C2H6) e, em menores proporções, o propano (C3H8), usualmente com teores abaixo de 2%.
Instalar o botijão longe de ralos, grelhas ou canaletas de escoamento de água. O gás GLP pesa mais que o ar, assim, em caso de vazamento, o gás pode se infiltrar em seu interior, acumulando-se e explodir.
Principais sintomas
Sensação de tontura; Mal estar geral; Cansaço e confusão; Ligeira dificuldade para respirar.
A inalação prolongada pode resultar em perda de consciência, arritmias cardíacas, crise epiléptica ou morte. Raramente a pele se apresenta de tonalidade roxa. Entre as sequelas a longo prazo estão o cansaço, problemas de memória e problemas ao nível motor.
A vela se apaga porque o oxigênio dentro do copo foi gasto durante a queima da vela. O oxigênio é, portanto necessário para a queima da vela. Aliás, ele é necessário para a queima de outros materiais também. O processo de queima é chamado combustão.
A diferença entre o Gás GLP e o Gás Natural consiste nos tipos de hidrocarbonetos que os constituem. O Gás Natural é composto 88% pelo gás metano (hidrocarboneto com 1 carbono) enquanto o Gás GLP é formado majoritariamente pelos gases propano e butano (hidrocarbonetos com 3 e 4 carbonos respectivamente).
Segundo Mokhatab, Poe e Speight (2006) as principais razões para a remoção da água do gás natural são: (i) o gás natural combinado com a água livre forma hidratos; (ii) a água pode se condensar na calha, causando golfadas e possível erosão e corrosão; (iii) o vapor de água aumenta o volume e diminui o valor de ...
O que fazer para que não ocorra a explosão de botijão de gásApenas compre botijões de gás em locais autorizados e jamais aceite um recipiente amassado, enferrujado ou com lacre rompido. ... Só use uma mangueira de gás que seja certificada com selo do Inmetro e tenha 1,25 metro de comprimento.
O monóxido de carbono é liberado pela queima incompleta de combustíveis fósseis e se inalado por longos períodos pode levar à morte. Altamente tóxico, esse gás é incolor (sem cor) e inodoro (não tem cheiro) e por esse motivo fica difícil detectar sua presença no meio ambiente.
Geralmente, o barulho mais alto está no regulador ou na mangueira. Se perceber que há um barulho mais alto ou fora do comum, o ideal é tomar as medidas básicas de segurança. Confira, aplicando espuma de sabão sobre o regulador, se há formação de bolhas.
O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É uma fonte energética encontrada na natureza em duas formas distintas.
A composição do gás natural pode variar bastante, o gás metano é o principal componente, podendo conter etano, propano, butano e outros gases em menores proporções. Apresenta baixos teores de dióxido de carbono, compostos de enxofre, água, nitrogênio, esses são denominados de contaminantes do gás natural.
O gás natural é composto de hidrocarbonetos de 1 a 2 átomos de carbono, principalmente o metano (CH4), que pode aparecer em uma abundância de 70% a 99%. ... Em condições ambientes, os componentes do gás de cozinha (propano e butano) estão no estado gasoso.
Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.
Substâncias são grupos de moléculas iguais. Cada molécula pode ser formada por um grupo de átomos de um mesmo elemento químico ou por elementos diferentes. A água, por exemplo, é uma substância composta cujas moléculas são formadas por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio.
Todos os componentes do GLP, que é formado por uma mistura homogênea de propano, butano, propeno, buteno e pentano, são orgânicos e inodoros, por isso, ainda é adicionado etanotiol, a substância que garante aquele cheiro característico de gás, facilitando a percepção de vazamento.
Então, se alguém te perguntar se o gás de cozinha tem cheiro, você diria que a resposta é sim, certo? Errado! Na verdade, o gás GLP não possui nenhum odor. O cheiro que sentimos é um aditivo chamado mercaptano (derivado do enxofre) que é, propositalmente, adicionado à sua composição para que fique com aquele cheiro.
O cheiro de gás é sinal de que algo não está certo
Se você está sentindo cheiro vazamento de gás na sua casa ou trabalho, deve seguir alguns passos para evitar que aconteçam problemas graves causados pela inalação do produto ou explosões no ambiente.
O que pode causar úlcera na córnea?
Como saber qual o polo norte de um ímã?
O que é que o mosquito da dengue gosta?
O que pode causar herpes ocular?
Como identificar o objeto indireto?
Como se pega toxoplasmose do cachorro?
Qual o nome de Micaela de Manifest?
Como identificar Fibrose Cística no teste do pezinho?
Qual a importância da espiritualidade em nossas vidas?
Qual a diferença entre conta salário e conta corrente?
Como pesquisar o potencial de compra do cliente?
Quais são os sintomas de infecção urinária no homem?
Quem faz parte da comunidade LGBT?
Como tratar faringite bacteriana?
Como interpretar a escala gráfica?