O farol de milha é opcional, por isso não tem em todos os veículos. Sua principal característica é ser uma luz muito forte e bem-direcionada, que alcança uma longa distância, muito mais extensa que a do farol alto. Podemos considerá-lo como um complemento do farol alto.
Ainda conforme o especialista, o uso de farol de milha em vias iluminadas é proibido por lei. “O artigo 224, do Capítulo XV, das infrações diz que fazer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública é infração leve e a penalidade é multa”, descreve.
Então o farol de neblina é aquele localizado no pára-choque dianteiro, embaixo do farol de luz baixa, um de cada lado e só deve ser utilizado em situações de baixa visibilidade para auxiliar na iluminação das faixas e tachas (olhos de gato) da via.
Como já antecipamos acima, faróis de milha são faróis auxiliares, e proporcionam uma luz mais forte que a do “farol alto”. Eles ficam na parte mais baixa do carro. Normalmente são instalados sobre o para-choque ou do lado dos faróis principais.
O farol de milha deve acender com o farol alto e quase sempre também usa a corrente da luz de posição. Não deve ser usado em separado, pois pode atrapalhar o motorista que está vindo em sentido contrário.
20 curiosidades que você vai gostar
Os "faróis de neblina" também podem estar posicionados nesta chave, mas alguns fabricantes de automóveis colocam o controle do farol de neblina sobre um botão separado localizado ao lado dos controles de farol convencionais. Faróis de neblina usam uma grande luz apontada para baixo para iluminar a estrada.
No final, é muito simples: escolha o farol de milha se estiver em uma pista ou rodovia bastante escura, sem iluminação. Por outro lado, se estiver em um local onde a visibilidade está prejudicada, devido à presença de neblina, névoa ou fumaça, utilize o farol de neblina.
Como o próprio nome já sugere, os faróis de milha contribuem para uma iluminação muito mais longe do que o farol convencional — de cinco a dez metros. Em estradas à noite — que não possuem nenhum tipo de iluminação além da provida pelos próprios automóveis — eles podem ser muito importantes.
Segundo a Resolução 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os faróis de milha e neblina não são itens obrigatórios, tornando-se inválidos de multas.
Como se dá a comunicação exemplifique?
O que se comemora hoje em portugal?
O que diz o artigo 340 do CPC?
É legal ter um macaco no Brasil?
Quem toma remédio para pressão alta pode ser doador de sangue?
Como se chama uma pessoa muito agitada?
Como faço para ativar minha conta do Gmail?
Quais as 6 maiores estratégias da Guerra Fria?
Quais são as competências organizacionais básicas e essenciais?
Com quantas cartas se joga pife?
Quanto tempo para ser aprovado no Cartão Magazine Luiza?