Entre os agravantes da doença estão fatores como excesso de oleosidade dos cabelos, uso de substâncias que irritam o couro cabeludo, fatores emocionais, como estresse e ansiedade, doenças imunossupressoras, má alimentação e uso de hormônios masculinos”, destaca o médico.
Pele irritada
Alguns químicos presentes nos produtos capilares, como shampoos, máscaras ou produtos para facilitar o penteado, a poluição ou mesmo o calor do secador podem irritar o couro cabeludo e causar formigamento e pode se associar a descamação e coceira.
A dermatite seborreica pode ser desencadeada por estresse emocional, alergias, oleosidade do couro cabeludo, consumo de bebidas alcoólicas, certos medicamentos ou infecção pelo fungo Pityrosporum ovale.
Prender o cabelo todos os dias, usar bonés, lenços, capacetes e toucas impedem que o couro cabeludo “respire”. O abafamento atrapalha o controle natural da oleosidade e pode provocar a queda precoce dos fios. A produção de sebo é um processo natural, mas algumas pessoas têm o couro cabeludo naturalmente mais oleoso.
Uma delas é o ato de pentear suavemente o cabelo, o que estimula a circulação. Até mesmo fazer massagens com esfoliadores capilares pode ajudar. Em uma consulta médica, o dermatologista também pode indicar outras medidas para melhorar a circulação e ter o couro cabeludo mais saudável.
42 curiosidades que você vai gostar
Massagens, esfoliações e hidratações específicas para a região estão entre os procedimentos que ajudam a estimular a circulação sanguínea dessa região. "É importante fazer a esfoliação do couro cabeludo, pelo menos, uma vez por mês.
A LEDterapia é uma ótima recomendação para melhorar a saúde do couro cabeludo e a qualidade dos fios. Cessa a queda em poucos dias, acelera o crescimento capilar, além de deixar os fios mais fortes e brilhantes.
Vinagre de maçã O vinagre de maçã é uma boa opção de remédio caseiro para inflamação no couro cabeludo pois por ser uma substância ácida, ajuda a eliminar fungos que causam a infecção no couro cabeludo, além de ter ação anti-inflamatória, aliviando os sintomas de coceira, vermelhidão e inchaço na pele.
Entre os tratamentos disponíveis para alopecia areata estão minoxidil. Já para um tratamento mais agressivo, podem ser usados corticóides associados a sensibilizantes (difenciprona e antralina) ou metotrexate. Além disso, também é possível ser aplicado corticóides injetáveis no couro cabeludo.
Porque o gato dos pampas está em extinção?
Quantos jogos Messi fez em 2021?
O que é considerado violência?
Como desbloquear cartão de crédito Bradesco no caixa eletrônico?
O que pode substituir o cimento?
O que ocorre com o ressarcimento do dano no crime de peculato culposo e doloso?
O que significa 1 trimestre na gravidez?
Qual a desvantagem do filtro de barro?
O que Deus diz sobre momentos difíceis?
Como cuidar de uma rosa solta?
O que são corais e do que são formados?
O que é a média ponderada móvel?