Com isso, abaixo estão os requisitos para se tornar um advogado tributarista:
Em resumo, o advogado tributarista atua com questões relacionadas ao pagamento de impostos e tributos. Portanto, esse profissional vai, de forma preventiva, elaborar um planejamento tributário, a fim de garantir que a empresa pague seus tributos da melhor maneira possível.
Convém lembrar que um curso de tributação ou MBA de tributação pode ser realizado não só por bacharéis em Direito, mas como também por profissionais provenientes da Contabilidade, Administração, Economia.
A valorização do profissional acontece em razão de seu conhecimento tributário profundo e sua consequente capacidade de auxiliar na geração de caixa e corte de despesas nas organizações. Tais capacidades se tornam ainda mais indispensáveis em um cenário de complexa carga tributária, como é o caso do Brasil.
Formação desejável: Preferencialmente a Graduação em Gestão Financeira com Ênfase em Tributos, podendo ser também Gestão Financeira(sem Ênfase), Administração de Empresas, Contabilidade, Economia ou Direito e com Especialização em Direito Tributário ou Gestão Tributária.
A área tributária vai além de suas funções básicas dentro de uma empresa, que é a de apurar e recolher os impostos, elaborar e entregar obrigações acessórias e dar suporte a fiscalizações e questionamentos por parte do fisco (federal, estadual e municipal).
O papel do advogado tributarista é conhecer todos os impostos, contribuições e taxas estabelecidos pelo governo federal, pelos estados e municípios. Só assim terá condições de orientar melhor e defender seus clientes. A situação fica ainda mais complexa quando se trata de uma empresa que lida com importação ou exportação.
Quem estuda Direito Tributário pode atuar também do lado do Governo. Os cargos podem estar na Receita Federal ou secretarias da Fazenda, defendendo os interesses dos órgãos públicos em aumentar a arrecadação. Outra área de atuação é o Direito Penal Tributário, que lida com casos de sonegação e evasão de divisas.
Ao longo da graduação, procure fazer estágios e participar de eventos da área, para conhecer as possibilidades da profissão. Outro requisito para entrar na área de Direito Tributário é ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Exame de Ordem.
Processo judicial tributário: Representa o contribuinte, pessoa física ou jurídica, judicialmente, visando questionar exações fiscais indevidas e buscando a restituição do crédito tributário ao cliente ou defende-lo em execuções fiscais. Escrever bem e corretamente é pré-requisito em qualquer área do Direito.
Como calcular multas e juros de DARF?
O que significa o coração vermelho do Instagram?
Como recuperar postagens do Instagram?
Porque não consigo apagar para todos no WhatsApp?
Qual a consequência da partilha do território indiano?
Como saber se a financeira baixou o gravame?
São exceções ao princípio da anterioridade os seguintes impostos?
Qual a diferença entre cv e kW?
Quais foram as consequências da guerra civil inglesa?
O mundo como vontade e representação?
Quem é a Kardashian brasileira?
Quais são as brincadeiras dos anos 80?
Como deixar a aula online mais interessante?