A área do recuo não pode ser edificada, projeções de beirais e marquises com até 0,50 metros costumam ser permitidas. Contudo sempre confirme na legislação municipal.
A área geralmente pode ser usada para vagas de garagem, piscinas ou equipamentos de lazer afins, desde que sem coberturas. No caso dos condomínios, as regras podem variar de acordo com leis complementares — no caso de Aracaju, elas estão no mesmo código usado para a definição dos recuos.
8 ideias para aproveitar o recuo lateral da casa1 - Circulação externa para os dormitórios. ... 2 - Entrada na lateral. ... 3 - Área de lazer. ... 4 - Cozinha externa. ... 5 - Amplie a sua sala de jantar. ... 6 - Amplie a cozinha. ... 7 - Amplie a sala de estar. ... 8 - Varanda fechada.
No recuo não pode existir nenhuma construção. ... Não é permitido construir em recuos frontais. Nem mesmo escadas.
Se no seu projeto não constar o recuo que a prefeitura exige, ele não será aprovado e consequentemente não poderá ser construído. Se você construiu sem o recuo e sem aprovação da prefeitura, seu terreno ficará com uma construção irregular e aí dependerá da prefeitura tomar as medidas cabíveis.
23 curiosidades que você vai gostar
Este espaço do recuo não pode ser edificado, portanto ele deverá ser livre e o mais indicado é que ele seja usado como área verde (ver abaixo) ou mesmo para outros usos, desde que não contenha edificação. Uma possibilidade é você usá-lo como garagem descoberta ou a entrada de carros como é mais conhecida.
As rampas, para atender o disposto no "caput" deste artigo, poderão ocupar o recuo obrigatório do alinhamento das vias, bem como os recuos laterais. Art. ... 3º As rampas, de que trata o artigo 1º desta lei, poderão ser substituídas pelos espaços de acesso e circulação de veículos.
Recuo: Respeite sempre o limite dos recuos. Não é porque é uma piscina que ela pode ser construída na divisa do seu lote. ... A piscina é considerada uma edificação, mesmo de área não computável ela deve respeitar os limites de construção assim, como a edificação principal.
Segundo o poder público, ainda, a ocupação de recuos frontais é permitida apenas para uso de garagens, piscinas, equipamentos de lazer e jardins, conforme a Lei Complementar Municipal n.
A engenharia explica que o recuo é a menor distância que deve ser reservada entre o alinhamento predial e a edificação, serve também para reservar distância à partir da testeira do lote para a necessidade futura de expansão de ruas e calçadas.
1. dos Recuos das Construções Residenciais: Art. 1º Os recuos frontais, para todos os lotes, deverão ter no mínimo 4,00 metros, podendo haver projeções em balanço do pavimento superior até o máximo de 1,00 metro, estendendo-se como projeções a utilização da mesma para varandas cobertas ou a própria construção.
Recuo e Afastamento são as espaços livres obrigatórios ao redor da edificação, dentro do lote. O Recuo é definido pelas leis urbanísticas (o Plano Diretor e a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, a “Lei de Zoneamento”), e o Afastamento é definido pelo Código de Obras e Edificações.
O Coeficiente de Aproveitamento (CA) de uma edificação é a divisão da área computável e a área total do terreno. Este parâmetro determina, basicamente, quantos metros quadrados podem ser construídos com base na área do terreno, Este dado se obtém multiplicando o CA pela área do terreno.
Calçada é considerada passeio público, portanto não pode haver qualquer tipo de obstáculo, acione a prefeitura e ela autuará o seu vizinho. ... Não pode construir muro na calçada. A calçada é passeio público com finalidade de trânsito de pedestres.
Se sua pergunta se refere à questão legal, depende de sua garagem não estar no recuo, pois nesse caso não é permitido. Ainda as pessoas o fazem, mas seu imóvel fica em desacordo com a legislação. ... com certesa que sim.com os devidos reforços estruturais pode -se construir em cima da sua garagem sem problema nenhum.
Observe a posição da piscina em relação ao sol e prefira a face norte do terreno, onde a incidência de sol é maior, mesmo no inverno. Além disso, o eixo longitudinal - isto é, o comprimento maior da piscina - deve estar na mesma direção da linha leste-oeste.
Isso porque pode chover e, se o buraco estiver aberto, pode comprometer a estrutura do muro. O melhor é deixar uma distância de pelo menos 50cm entre o fim do seu terreno e o início da construção.
Via de regra, é melhor construir a piscina no lado da casa onde o sol se põe. Se este local não estiver disponível, uma boa opção é um local onde o sol bata na parte da tarde.
O primeiro passo é analisar o local da obra. Isto inclui avaliar as condições do terreno e tipo de solo; verificar se há espaço e recuo suficiente (afinal, a piscina não pode ser construída na divisa e tão pouco invadir qualquer área onde a edificação seja proibida pela prefeitura de sua cidade).
Em se tratando de poços e outras fontes de captação de água, recomenda-se uma distância mínima de 30 metros, para evitar contaminação no caso de eventual vazamento. Se não houver espaço suficiente entre a piscina e a fossa/sumidouro algumas medidas podem ser tomadas para evitar a contaminação da água.
Além de escolher corretamente o porcelanato para piscina, é preciso tomar alguns cuidados em relação ao assentamento. No caso de piscinas novas, Moral explica ser necessário esperar a cura de 30 dias do contrapiso.
Lei de trânsito prevê que as calçadas devem ser livres para a circulação. Prefeituras devem ter regras para barreiras em casos excepcionais. As barreiras metálicas ou de concreto são comuns nas calçadas em frente a casas e lojas. ... O problema é que esses obstáculos não são permitidos pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Já as varandas devem ser construídas exclusivamente na área do terreno e nunca sobre a calçada. A legislação urbana estabelece que é proibido o uso da marquise como varanda, como vem ocorrendo em várias regiões da cidade , alega o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Carlos Eduardo Schwabe.
Pelas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas cada calçada deve ter, no mínimo, 1,20 metro de largura, livre para circulação. Esse limite, no entanto, nem sempre é respeitado. Na maioria das cidades, o dono do imóvel é quem deve construir e cuidar das calçadas.
Os afastamentos ou recuos são as distâncias entre os planos de fachada da edificação e os respectivos limites frontais, laterais e de fundos dos lotes.
Como enfeitar uma mesa simples para batizado?
Como fazer peças de acrílico em casa?
Como os aplicativos para localização funcionam?
Como montar a mesa para batizado?
Como calcular o peso de uma prova?
Quanto tempo dura o tratamento de RPG?
Quais os procedimentos utilizados para a montagem da composteira?
Como é o funcionamento de um zíper?
O que é montar grade curricular?
O que significa os núcleos do processador?
Pode fazer marmita para semana toda?
Como monitorar o ciclo menstrual?