1 vassuncê, vosmecê, vossa mercê, vossemecê.
Significado de Você
substantivo masculino Esse pronome: na região sudeste do Brasil o você é o pronome mais usado. Etimologia (origem da palavra você). A palavra você deriva como forma contraída de vosmecê, derivada de "vossemecê", esta da forma de tratamento "vossa mercê".
Assim, “você” é um pronome de tratamento que, como todos os outros da mesma classe, pede verbos conjugados em terceira pessoa, e não em segunda.
Abreviatura que significa "você".
“Você” é um pronome evoluído. Começou como uma deferência da realeza em Portugal e, conforme a Coroa veio para o Brasil, o “vossa mercê” ou “sua graça” (“vossa”, do pronome “vos”, e “mercê, que significa “graça”) se popularizou para se referir a pessoas que não aceitariam ser chamadas por “tu”.
18 curiosidades que você vai gostar
Você tem sua origem na expressão vossa mercê, que evoluiu para vossemecê, que evoluiu para vosmecê, que evoluiu para você. Seguindo essa lógica de evolução da palavra, não será de estranhar se, daqui a uns anos, a palavra passe a ser simplesmente cê.
Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal. O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal.
Pprt – Abreviação para “papo reto”, quando alguém quer dizer a verdade, sem muita cerimônia. Rs – Significa risos, uma risada que pode ser usada com ironia, ou no final das frases. Tmj – Abreviação de “tamo junto”, muito utilizado para prestar apoio.
É uma forma de perguntar a opinião de alguém sobre certo assunto.
you {pron.}
"Você" é um pronome de tratamento. Ao contrário dele, "eu", "tu" e "ele" são pronomes pessoais. Para conjugar os verbos usando o "você" basta copiar a conjugação da terceira pessoa do singular (ele/ela). Por exemplo: "você fecha os olhos"(presente do indicativo).
Você é um pronome pessoal de tratamento. Refere-se à segunda pessoa do discurso, mas, por ser pronome de tratamento, é empregado na terceira pessoa (como "ele" ou "ela").
Significado de Eu
substantivo masculino A maneira de ser de alguém; a qualidade particular e distintiva de uma pessoa: deixei de ter meu eu de cantora. [Por Extensão] O modo que assume a personalidade (de alguém) num certo momento: meu eu de criança já não existe mais.
Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas).
Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).
Fale sobre os seus sentimentos.
Você me deixa louco." "Eu gosto de como você me deixa excitado." "Eu gosto de como você me faz rir." "Eu gosto de não fazer nada e, mesmo assim, me divertir muito com você."
Atividades para trabalhar os sinais de = (igual) e ≠ (diferente) com seus alunos de educação infantil com lindas ilustrações de frutas ...
O Natal é sempre uma data feliz e muito especial. Nesse dia se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Para os cristãos, Jesus veio ao mundo para salvar os homens de seus pecados. Contam que o menino Jesus nasceu na cidade de Belém, numa manjedoura, entre os animais.
Ranço. Ranço é uma gíria usada para descrever o sentimento de desprezo ou raiva que uma pessoa pode desenvolver por algo ou alguém. Quando alguém diz que "pegou ranço" significa que está entediada ou cansada de alguma situação, coisa ou pessoa. E que tudo que ela fizer, irá te irritar.
A #TBT é nada mais, nada menos do que o termo Throwback Thursday. A primeira palavra quer dizer retrocesso, regresso, retorno ou revista. Junto com o Thursday, a sigla é traduzida como quinta-feira do retrocesso.
O que significa TBT e PQP? A ideia é “trazer devolta às quintas-feiras”, fotos do passado, republicação de posts ou matérias, sempre acompanhadas da hashtag #TBT ou ThrowbackThursday.
Embora tu e você se refiram à segunda pessoa do discurso, tu pertence à 2. ª e você pertence à 3. ª pessoa gramatical, exigindo as formas verbais e os pronomes respectivos. Mas o rumo evolutivo da língua aponta a supremacia absoluta do você e a retirada de cena de tu/vós.
O Português do Brasil usa o pronome pessoal você, quer para designar a 2. ª, quer a 3. ª pessoa do singular, correspondentes ao tu e ele/a do Português Europeu. É uma forma de tratamento muito comum no Brasil (e em outros PALOP) no relacionamento informal.
- TÚ(com acento): 2ª pessoa do singular, "Tu", "Você". Ex.: "Tú no sabes nada de este asunto". (Tu não sabes nada sobre este assunto.) "Tú siempre adivinas mis pensamientos".
Entretanto, ou depois, nãos sei bem, vossa mercê passou a vossemecê, a vosmecê , e a você (Wikipedia, “você”). Agora a minha primeira questão é, quando é que Vossa Mercê começou a ser usado? A Wikipédia diz que foi no século XV, mas não dá mais pormenores nem avaliza com fonte fiável.
Qual é o instrumento previsto no CPP para arguir a incompetência?
Qual a temperatura que a parafina derrete?
Qual é o substantivo de amanhã?
Pode dar feijão cozido para cachorro?
Como abrir uma ação de retificação de registro civil?
Qual a importância da Bíblia para os cristãos?
Quais os tipos de radioatividade e quais suas principais características?
Quem é o atual secretário de segurança pública?
Qual a diferença entre a agricultura convencional e orgânica?
Quais são as etapas para a execução do ensaio por partículas magnéticas?
Como zerar a caixa de entrada do Outlook?
Quais são as características dos filhos de Oxum?
Como é o olhar de um homem com desejo?