A presença de sangue nas fezes do cachorro pode estar ligada aos hábitos alimentares e à rotina do animal. Na maioria dos casos, o cão possui alguma ferida decorrente da ingestão de algo fora de sua dieta que feriu as paredes internas do reto (por onde saem as fezes).
A melena, ou diarreia escura em cães, adquire esta cor devido ao sangue que provém do trato gastrointestinal superior e que passa por todo o sistema digestivo, embora, por vezes, esse sangue possa ter sido deglutido devido a um sangramento no trato respiratório. Em alguns casos, a melena pode ser causada pela dieta.
Focando-nos no tratamento da fase aguda, este será comum a todas as diarreias com sangue nos cães: tratamento de suporte com re-hidratação do animal. No entanto, de forma tradicional, o tratamento de eleição mais habitualmente levado a cabo quando o animal apresenta sinais de alarme é a via intravenosa.
A Hematoquezia é a presença de sangue vermelho — brilhante e fresco — nas fezes dos cachorros. Geralmente ela indica um sangramento no sistema digestivo inferior de um cão, incluindo o cólon ou o reto. Esse tipo de fezes com sangue pode ser a consequência de um problema menor e passageiro.
Existe também a melena, que ocorre quando o sangue é digerido, indicando que sangramento ocorreu no início do trato digestivo. Nesse quadro, provavelmente o pet está com algum problema no estômago ou no intestino delgado.
Depois do diagnóstico, o tratamento passa por fazer algumas alterações na dieta, assim como usar remédios receitados pelo médico, que podem ser antiácidos e protetores gástricos.
Isabela Pires: Geralmente, o sangue nas fezes do cachorro aparece quando ele está com alguma doença viral, como a coronavirose e a parvovirose. Às vezes, o sangramento também pode ser causado porque o animal ingeriu algum corpo estranho que perfurou algum órgão durante a digestão.
Um cão com diarreia deve manter-se sempre hidratado, já que ele está perdendo muita água. Portanto, é muito importante que os papais incentivem a ingestão de líquidos para repor as substâncias que estão sendo perdidas. O recomendado é oferecer água fresca em pequenas quantidades. A hidratação deve ser frequente.
Há dois tipos de fezes de cachorro com sangramento: a hematoquezia, caracterizada por uma coloração vermelha brilhante, e a melena, definida pelo surgimento de fezes com um sangue mais escuro. A Hematoquezia é a presença de sangue vermelho — brilhante e fresco — nas fezes dos cachorros.
Revisar as fezes do cachorro é uma rotina imprescindível que deveria ser feita pelo tutor diariamente. de fato, existem muitos tipos de fezes de cachorro e o significado varia dependendo da cor, consistência e frequência.
Outras causas alimentares de sangue fresco nas fezes podem ser intolerâncias e alergias alimentares. A gastroenterite hemorrágica é uma condição cuja origem é difícil de determinar, causa vômitos, diarreia e a presença de muito sangue nas fezes.
As causas são diversas, mas as doenças mais graves que podem levar a cachorro com diarreia com sangue são parvovírus canino e cinomose, outra doença potencialmente mortal. Nos casos mais graves, pode ser necessário a hospitalização do cachorro e a administração de soro.
Qual a diferença entre mutação de sentido trocado conservativa e não conservativa?
Quem pode ser depositário infiel?
Como deve ser compreendido o modo de vida do Tai Chi Chuan?
Por que as grandes corporações transnacionais?
Quando é que os dias começam a ficar mais pequenos?
Qual foi o ano em que Deus nasceu?
Como podemos realizar um consumo consciente?
Quais teorias Florence defendia?
Qual a importância da política dos 3 Rs?
Tem como colocar resina no dente quebrado?
Quais os direitos do contrato por tempo indeterminado?
O que acontece se não ordenhar a vaca?
O que é construção geométrica?
Como por cronômetro no computador?
Quanto tempo dura o bambu no tempo?