É necessário escolher lugares abrigados por maciços de árvores ou cercas- vivas, preferentemente compostos por arbustos de espécies melíferas e de portes variados, ou colocar o apiário em posição resguardada por encostas ou montanhas.
Segundo o Sebrae, para montar uma criação com 200 colmeias o investimento total será de R$ 50 mil reais. Esse valor inclui os gastos com as colmeias, equipamentos de segurança, centrífuga, decantador, estrutura do apiário e outros equipamentos.
As colmeias devem ser instaladas sobre cavaletes firmemente fixados ao solo. Existem diferentes tipos de cavaletes e qualquer um deles, desde que seja forte e estável, será sempre preferível a ter que colocar as caixas diretamente sobre o solo.
localização: o apiário deve estar distante 3.000 metros de lixões, aterros sanitários, lagoas de decantação de resíduos, engenhos e outros ambientes atrativos para as abelhas e que podem levar risco de contaminação à produção apícola.
Apiário é o nome do local onde serão instaladas as colméias para a criação racio- nal de abelhas.
22 curiosidades que você vai gostar
Diferente do que muita gente pensa, criar abelhas em ambiente urbano é possível. A procura crescente pela atividade, por parte de quem vive em cidades, fez com que a Embrapa Meio Ambiente, a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.)
Hoje, os interessados em iniciar uma criação de abelhas sem ferrão precisam de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pois as espécies são consideradas animais silvestres.
O apicultor deve procurar instalar seu apiário em área sombreada, mas não muito úmida, de forma a evitar altas temperaturas que podem prejudicar a qualidade do mel e o desenvolvimento normal das crias.
Antes da implantação do conjunto de colmeias para a criação de abelhas, é preciso fazer uma limpeza da área com a retirada de toda a vegetação arbustiva e herbácea. O apicultor deverá capinar o lugar, preferencialmente, para que não reseste nenhuma vegetação.