O que pode levar ao câncer do colo do útero? A principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV – Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção.
Para detectar o Câncer do colo de útero é necessária a realização do exame Papanicolau que pode ser complementado com colposcopia e biópsia para se confirmar o diagnóstico. Eventualmente pode ser necessário realizar a pesquisa do HPV também.
As mulheres tratadas contra o câncer em estágio inicial podem precisar de exames com menos frequência. A maioria dos médicos recomenda que as mulheres tratadas contra o câncer de colo do útero continuem fazendo exames de Papanicolaou regularmente, independente de como foram tratadas (cirurgia ou radioterapia).
O papanicolau é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. É um procedimento simples que analisa amostras de células recolhidas do colo do útero por meio de raspagem com uma espátula e escovinha.
Assim, o diagnóstico é feito principalmente através dos exames de papanicolau e da colposcopia, em que é observado o útero e a ferida, sendo então possível avaliar o seu tamanho e características.
Câncer de colo do útero tem 95% de cura em estágios iniciais.
A histeroscopia diagnóstica é um exame realizado pelo ginecologista que serve para visualizar e estudar a cavidade uterina (interior do útero), sem necessidade de realizar qualquer incisão cirúrgica (cicatriz).
As opções de tratamento para o câncer de colo de útero variam conforme o estadiamento do tumor. Veja as opções abaixo: Na cirurgia os médicos podem retirar o tecido atacado pelo câncer. Também existe a opção de retirarem o colo do útero e o útero todo ( histerectomia simples) e também a vagina e os linfonodos da região (histerectomia radical).
Em mulheres portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV) uma lesão pré-cancerígena do colo do útero pode evoluir para um câncer invasivo mais rápido do que o esperado. Infecção por clamídia. A clamídia é um tipo relativamente comum de bactéria, transmitida pelo contato sexual, que pode infectar o sistema reprodutivo.
A melhor forma de detectar precocemente um câncer de colo de útero ou qualquer outro problema comum de saúde feminina é indo anualmente ao ginecologista e fazendo os exames de rotina. Especialistas que podem diagnosticar um câncer no colo do útero são: NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) NÃO PARE AGORA...
Os fatores de risco para câncer de colo de útero envolvem: Início precoce da vida sexual, que aumenta o risco de ter HPV; Grande quantidade de parceiros sexuais também aumenta o risco de contrair HPV; Presença de outras DSTs, como gonorreia, sífilis, clamídia ou HIV aumentam o risco do HPV
Como funciona o aniversário de namoro?
Quais os procedimentos para contratar um jovem aprendiz em uma empresa?
Como um arquiteto cobra por um projeto?
Como usar cinta redutora de medidas?
Como é realizada a colheita do algodão?
Como instalar registro de chuveiro corretamente?
Como instalar um ionizador na piscina?
O que é anacronismo e como pode ser evitado?
Por que o governo precisa organizar um sistema intermodal de transportes nas cidades?
Como funciona o visto de turista nos EUA?
Quanto é o vestibular da Unit?
Quanto tempo dura o volume russo?
Como passar The Sims para HD externo?