A Arquitetura Grega desenvolveu-se a partir do século VIII a.C. Ela é vista principalmente em templos construídos para celebrações públicas e adoração aos deuses. Suas principais características são a simetria, monumentalidade e presença de colunas e pórticos. ... E os templos são só um exemplo.
Pensar na Grécia é ver surgir na mente a figura dos grandes templos e colunas gregas, como o Parthenon, de Atenas. Esses símbolos emblemáticos e icônicos são a prova de como a arquitetura grega é marcante na história e na construção da civilização ocidental.
Um traço marcante da arquitetura grega é o uso de colunas, estabelecendo "ordens" características: dórica, jônica e coríntia.
O Partenon começou a ser construído em 447 a.C. e é o edifício sobrevivente mais significativo da arquitetura da Grécia, sendo o pináculo da ordem dórica, com esculturas e obras que pertencem ao topo da arte grega.
Ordem Dórica: os arquitetos gregos desenvolveram o estilo de coluna da ordem dórica, a partir do século VII a.C. Esse estilo apresenta-se de forma rústica, sem base, mais lisa, caneladas, simples e poucas ornamentações.
Para os gregos, os deuses habitavam os templos. Além dos templos gregos, praças e teatros foram erigidos. Importante notar que a arquitetura grega era sobretudo, de caráter público, ou seja, as construções e/ou edifícios públicos eram feitos para contemplar diversos eventos (político, social, econômico, religioso).
O Legado Cultural da Grécia Antiga até hoje determina a vida no Ocidente. A Democracia, o Teatro, a Arquitetura, a Filosofia e os primórdios da educação vieram de lá.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Estas normas de composição foram desenvolvidas na Grécia e atingiram a maturidade no Período clássico a partir do século V a.C. dando lugar à criação de três ordens: o Dórico, o Jónico e o Coríntio (considerado por alguns autores uma variação do Jónico).
As três principais ordens clássicas são a Dórica, a Jônica e a Coríntia. As ordens descrevem a forma e a decoração das colunas Gregas e posteriormente das Romanas, e continuam a ser amplamente utilizadas na arquitetura atual.
Especificamente, foi na península do Peloponeso, próximo das ilhas do mar Egeu, que os arquitetos gregos desenvolveram estilos arquitetônicos que marcaram a história da arquitetura ocidental. A arte grega era conhecida pelas formas perfeitas e a valorização do belo.
Os templos eram construídos com a finalidade dos cidadãos gregos vivenciarem várias celebrações coletivas, como: os eventos esportivos, os cultos aos deuses gregos, os acontecimentos civis, etc. Inclusive, muitos templos gregos foram erguidos em homenagem a uma das divindades da Grécia Antiga.
Os projetos arquitetônicos da Arquitetura Grega eram baseados na matemática. Pois os primeiros a usar cálculos precisos para determinar dimensões e outras características das edificações foram os gregos. Os helenos usavam um sistema de ordens para encontrar as proporções ideais.
Materiais usados na arquitetura grega clássica 1 O mármore, principalmente nas estruturas de templos; 2 A argila, para tijolosem construções secundárias; 3 A madeira, para coberturas; 4 O alabastro, para as telhas. More ...
Quanto tempo leva para os sintomas da gravidez aparecem?
Sou alcoólatra posso me aposentar?
Qual a diferença entre o padrão de teclado ABNT e ABNT2?
Com quantos anos posso viajar sozinho de avião?
Como funciona o For You Do TikTok?
Qual alimento aumenta a imunidade do gato?
Quantas sílabas a palavra dia tem?
Quais são os cuidados que devemos ter com o sistema respiratório?
Qual o nível normal de bilirrubina no Recém-nascido?
Quais os recursos no processo trabalhista?
Qual a relação entre a interdisciplinaridade e a formação de professores?
Estou com todos os sintomas de gravidez mas o teste da Negativo?
O que quer dizer amigo confidencial?
Quais são os fundamentos do aprender a fazer?
Quais os pássaros que são liberados pelo Ibama?
Qual a importância de um contrato em uma relação de consumo?