A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final.
A ambiguidade, também chamada de anfibologia, é a duplicidade de sentidos numa mesma sentença. ... Neste caso, quando seu uso é intencional, a ambiguidade é considerada uma figura de linguagem. Exemplo: Adoro meu vizinho, mas o cachorro não para de ladrar.
Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.
Conheça os tipos de ambiguidadeAmbiguidade pelo uso indevido de pronomes possessivos.Ambiguidade pelo uso inadequado de palavras.Ambiguidade devido ao uso de forma indistinta entre pronome relativo e conjunção integrante.Ambiguidade pelo uso indevido de formas nominais.
O que é Ambíguo:
Na gramática da língua portuguesa, diz-se que uma palavra, vocábulo ou frase é ambígua quando apresenta um sentido que permite diferentes interpretações. ... Por exemplo, a palavra "banco", pode ser interpretada tanto como uma casa bancária, como um banco para sentar.
39 curiosidades que você vai gostar
Podemos resumir o conceito de ambiguidade como um duplo sentido em uma mesma sentença ou frase. É quando temos palavras ou estruturas que podem ser interpretadas de duas formas diferentes, causando confusão no discurso.
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
A metalinguagem nada mais é do que a preocupação do emissor totalmente voltada ao próprio código que está sendo utilizado. ... Exemplo de metalinguagem: um quadrinho em que um personagem fala sobre o balão, forma característica da linguagem dos quadrinhos.
É a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Exemplos: cômico - engraçado. débil - fraco, frágil.
O que fazer quando aparece escorpião?
Como os defeitos Congenitos podem ser classificados?
Como os fungos absorvem os nutrientes absorvidos nos alimentos?
O que pode ser gases no estômago?
Como a lógica pode ajudar na observação da vida?
O que faz um gestor de serviços jurídicos e notariais?
Como os humanos descobriram o som dos dinossauros?
Como criar fórmula no LibreOffice?
O que é encargo de limite de crédito?
Como determinantes sociais impactam na saúde?
Qual a taxa de juros cobrada pelos bancos?
Como os determinantes de saúde podem influenciar a saúde de uma população?
Como é o modo de vida dos quilombolas atualmente?
Como os dançarinos da dança da fita se posiciona para dançar?
Como criar um Layout em excel?