Captação Nessa primeira etapa, a água é captada e direcionada a um sistema de grades que retém resíduos sólidos maiores, como galhos, lixo, entre outros.
A captação da água normalmente é feita em rios ou represas que possam suprir a demanda por água da população e das indústrias, há também a captação das águas superficiais, por meio de poços perfurados. Antes de ir para o sistema de distribuição de água, a mesma passa por processos de tratamento com diversas etapas.
Há duas formas de captação: superficial e subterrânea. A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
A captação é um conjunto de instalações, construções e operações necessárias à exploração da água mineral ou potável de mesa de um aquífero, sem alterar as propriedades naturais e a pureza da água mineral ou potável de mesa. Ela se faz através de fontes naturais ou por poços artesianos.
A coagulação/floculação é uma das etapas do tratamento de água. Nesse processo, partículas muito pequenas são desestabilizadas por coagulantes e agregadas para que possam decantar. Sabemos bem que a água é indispensável para a manutenção da vida em nosso planeta e é fundamental para o desenvolvimento da sociedade.
A água que chega às nossas casas começa por ser captada em meio hídrico – pode ser captada à superfície, em rios e albufeiras, ou no subsolo em lençóis de água, através de furos ou poços. O próximo passo é levar a água para as Estações de Tratamento de Água ( ETA) onde ela é tornada adequada para consumo.
A floculação/coagulação é uma das etapas do tratamento de água em que se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. A floculação e a coagulação são processos químicos e físicos em que partículas muito pequenas são agregadas, formando flóculos, para que possam decantar-se.
Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito.
O sistema de captação de água, também chamado de cisterna, consiste em um reservatório que faz a captação e armazena a água da chuva para reaproveitamento no uso doméstico. É considerada uma das melhores e mais eficazes opções em relação à economia de água, podendo ser instalada em apartamentos, condomínios e casas.
Além dos benefícios citados, a captação da água da chuva ainda contribui para amenizar os efeitos da falta de área permeável nas grandes cidades, que provocam enchentes e inundações nos períodos de chuvas intensas. COMO FUNCIONA A CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS (ÁGUA DA CHUVA) ?
A água bruta (sem tratamento e imprópria ao consumo humano) é captada de mananciais, reservatórios hídricos utilizados para o abastecimento de água. Os mananciais podem ser superficiais (rios, lagos e barragens) ou subterrâneos (poços profundos e lençóis freáticos).
Antes de chegar às nossas casas, a água passa pelas etapas de captação, tratamento e distribuição nas Estações de Tratamento de Água, mais conhecidas como ETA. Cada estação de tratamento possui suas particularidades, mas geralmente seguem as etapas do roteiro a seguir.
Como descobrir a música que toca no vídeo do YouTube?
Como saber o e-mail no Spotify?
Como trocar a cor da parede no Photoshop?
Como saber os meses que tem 30 ou 31 dias?
Como o taxol atua nas células?
Como o ritmo está ligado ao esporte?
Quais os principais critérios para escolha do local para construção?
Qual é a função da Unidade Central de Processamento?
Como o teatro pode ajudar os cidadãos de uma comunidade Brainly?
Como instalar e configurar microscópio USB?
Qual é a função do teatro na sociedade?
Como ocorre a valorização do preço de uma ação?
Como o teatro era representado utilizado na Idade Média?
Como saber se o CPF é válido cálculo?
Como mudar a cor do cursor do mouse no Windows 7?