Ela defende o estímulo à gestão compartilhada em diferentes âmbitos da organização escolar. Onde isso ocorre, diz ela, nasce um ambiente favorável ao trabalho educacional, que valoriza os diferentes talentos e faz com que todos compreendam seu papel na organização e assumam novas responsabilidades.
Relaciona-se a uma atuação que foca em promover a organização, a mobilização e a articulação das condições essenciais para garantir o avanço do processo socioeducacional das instituições de ensino e possibilitar que elas promovam o aprendizado dos estudantes de forma efetiva, conforme destaca a especialista em educação ...
Segundo LUCK (2006) entende-se por gestão democrática o ato de administrar, gerir uma instituição que promova a participação de todos os atores envolvidos no processo educacional de forma democrática desde professores a alunos, funcionários e a comunidade em geral, para que assim ocorra a busca pela melhoria do ensino.
Gestão escolar diz respeito a um conjunto de estratégias que o dono da escola deve traçar ao começo de cada ano a fim de guiar o seu negócio. Ela envolve as áreas pedagógica, administrativa, financeira, gestão de pessoas, marketing e comunicação.
Nessa concepção, a gestão escolar também é en- gendrada como um sistema que agrega pessoas, “considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sócio-político, nas formas democráticas de tomada de decisões” (LIBÂNEO, 2007, p. 324).
15 curiosidades que você vai gostar
O objetivo da gestão escolar é aplicar princípios e estratégias essenciais para ampliar a eficácia dos processos dentro da instituição e, assim, promover uma consistente melhoria do ensino ofertado aos estudantes.
A gestão escolar tem a tarefa de desenvolver capacidades cognitivas, sociais e morais, dinamizar o currículo na cidadania participativa, para que os objetivos correspondam às expectativas de organização e gestão.
O que é gestão escolar? A gestão escolar está intrinsecamente ligada ao modo de gerir a organização e à articulação das condições fundamentais para o verdadeiro e efetivo avanço sociocultural das escolas, além de otimizar o aprendizado eficiente dos alunos.
Libâneo (2007
Nessa concepção, a gestão escolar também é engendrada como um sistema que agrega pessoas, “considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sócio-político, nas formas democráticas de tomada de decisões” (LIBÂNEO, 2007.
Quantos quilos tem 18 litros de tinta?
Quando o empregado pode faltar ao trabalho?
Qual a cor de Xangô na Umbanda?
Quando o pai tem Rh negativo e mãe positivo?
Como criar o seu próprio Pokémon?
Que tipo de comida faz bem para o fígado?
O que é o equilíbrio corporal?
O que significa a palavra destinam?
Como fazer jutsu do Naruto de verdade?
Como saber se eu tenho direito ao novo Auxílio Emergencial?
Quando devo procurar um hepatologista?
Qual a diferença entre EPI e EPC Cite exemplos?
Anaerobia facultativa que significa?