Alexandre III da Macedônia, também conhecido como Alexandre, o Grande, foi o rei do Império da Macedônia entre 336 a.C. e 323 a.C., no período helenístico da história da Grécia Antiga.
Império de Alexandre Magno
Alexandre Magno ou Alexandre o Grande, assumiu o reino da Macedônia após a morte do pai. Uma vez consolidado o poder diante da poderosa Antenas, marchou para conquistar o Oriente. ... Como imperador, Alexandre avançou para as principais cidades persas como Babilônia, Susa e Persépolis.
Quando seu pai foi assassinado em 336 a. C., Alexandre tornou-se rei dos macedônios, assumindo dois altos postos: o chefe da “Liga de Corinto” (união de várias comunidades gregas) e de comandante do mais bem preparado exército da época. Por suas conquistas ficou conhecido como Alexandre, o Grande ou Alexandre, Magno.
Além da propagação do espírito livre e das noções de racionalismo helênico, desenvolvido pela filosofia, os gregos também souberam preservar os elementos das demais culturas. Um exemplo dessa capacidade de preservação foi a construção das cidades que levavam o nome do imperador, as chamadas “Alexandrias”.
Não é por acaso que Alexandre passou para a História com este apelido: afinal, depois de seu pai ter conquistado quase toda a Grécia, em apenas 12 anos ele conquistou o poderoso Império Persa, a Síria e o Egito. Criou um dos maiores impérios de todos os tempos!
36 curiosidades que você vai gostar
A conquista do Egito
Em 334 a.C., Alexandre liderou um exército de milhares de homens e atravessou a Ásia Menor. Esse exército era formado por macedônios e gregos. Além dos soldados, Alexandre também levou sábios da época para estudar a fauna e flora local e cartografar o terreno.
Fundou cerca de vinte cidades que levavam o seu nome, principalmente Alexandria, no Egito.
Denomina-se helenismo o período histórico e cultural caracterizado pela difusão da civilização grega (helênica) pelo mundo mediterrânico, euro-asiático e no Oriente, misturando-se com a cultura local. Este conceito foi usado pela primeira vez pelo historiador alemão Johann Gustav Droysen (1808-1884).
Características do Helenismo
Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.
Perto de seis anos depois, ele já havia conquistado a Ásia Menor, a Palestina, a Judeia, a Síria, o Líbano, o Egito, partes da Líbia e das regiões fenícias, a Mesopotâmia (adentrando na Babilônia a 330 a.C.) e também as regiões da Báctria e Sogdiana.
(Faap-SP) As consequências das conquistas de Alexandre, o Grande, entre outras, foram: 1. Formação de grandes focos da cultura helenística: Alexandre fomentou a fusão entre vencedores e vencidos. Generais gregos e macedônicos casaram-se com mulheres persas.
Ascensão de Alexandre ao poder
Em 338 a.C., durante a Batalha de Queroneia, Filipe II da Macedônia venceu uma liga grega liderada por Atenas e Tebas e marcou o início do domínio macedônico na região. Esse foi o fim do período clássico da história grega e início do período helenístico.
Morte. Em 336 a. C., durante as festividades do casamento de sua filha Cleópatra, Filipe II foi assassinado, pelo nobre Pausânias, que lhe atingiu com uma punhalada mortal.
O Império Mongol foi o maior em extensão de toda a História! Esse fator se deve ao sucesso que Gengis Kahn teve como líder, conseguindo conquistar territórios da costa do Oceano Pacífico ao Mar Cáspio.
A derrota definitiva persa aconteceu em Gaugamela. Com isso, Alexandre conseguiu conquistar locais como a Ásia Menor, a região do Levante e Palestina, além de toda a extensão do território dominado pelos persas. Durante esse percurso, o rei macedônio também conquistou o Egito, fundando lá a cidade de Alexandria.
A filosofia helenística corresponde a um desenvolvimento natural do movimento intelectual que a precedeu e torna a defrontar-se muitas vezes com temas pré-socráticos; porém, sobretudo ela é profundamente marcada pelo espírito socrático.
(Instituto Pró-Município – 2009 – Ceará) O período helenístico caracterizou-se por um processo de interação cultural entre a cultura grega clássica e a cultura dos povos orientais conquistados. Neste período destacaram-se duas novas escolas filosóficas: o estoicismo e o hedonismo.
A Cultura Helenística ou Helenismo foi o resultado da fusão dos elementos da cultura helênica grega com a cultura ocidental, destacando-se com elementos originais e marcantes, que caracterizou as regiões conquistadas pelo Império de Alexandre Magno.
Os “novos” educadores, além de ensinar o homem a especular em torna da verdade, buscavam enfatizar que era preciso aprender a viver de forma virtuosa. A vivência das virtudes era a garantia de uma vida feliz, por isso, a transmissão e a prática dos valores tornou-se o conteúdo primordial das escolas nesse período.
(Uece) Como característica do HELENISMO, podemos assinalar corretamente: a) a propagação da cultura grega durante o "período de ouro", século V a.C. b) a incorporação da cultura grega pelos romanos, apesar da conquista da Grécia e da escravização dos gregos.
Perseu (em grego Περσεύς; Pela, c. 212 a.C. — Alba Fucens, 165 a.C.) foi o último rei da dinastia antigônida. Foi o último de sua linhagem, que começou após a morte de Alexandre, o Grande e terminou com a Batalha de Pidna (168 a.C., quando a Macedónia tornou-se parte do Império Romano.
Alexandria era um centro urbano que deu origem ao reino egípcio dos Ptolomeus. Foi fundada em 332 a.C. pelo macedônio Alexandre Magno e em pouco tempo se tornou uma das maiores cidades do mundo grego.
Alexandre aprendeu retórica, política, matemática, ciências físicas e naturais, medicina e geografia, ao mesmo tempo em que se interessava pela história grega e pela obra de autores como Eurípides e Píndaro.
O império alexandrino caracterizou-se por levar também a cultura grega (chamada helênica) para todas as regiões que conquistou. Caracterizou-se também por integrar os elementos das culturas conquistadas, como aqueles da cultura persa (da qual Alexandre era um grande admirador), com os elementos da cultura grega.
O que é hipnotizar uma pessoa?
Como jogar crash de 2 jogadores ps2?
Como jogar multiplayer no Dragon Ball Kakarot?
Como conectar o controle do Nintendo switch na TV?
Como jogar Fall Guys de 2 no mesmo PS4?
É correto dizer Me vê um copo d'água?
Tem como jogar de 2 no Crash Bandicoot?
Como jogar de dois no Minecraft Xbox One?
Como jogar contra Yasuo de Riven?
Como fazer um índice interativo no Word?
Como jogar World of Warcraft com amigos?
Como jogar Portal 2 Remote Play?
Como limpar sapato de segurança?
Como gravar a ISO atualizada do Windows 10?