Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores.
Entende-se por Absolutismo, o processo de centralização política nas mãos do rei. O Mercantilismo é Política econômica do Estado Moderno baseada no acúmulo de capitais.
O absolutismo surgiu no início da Idade Moderna com a consolidação dos Estados Nacionais e com o surgimento de novas demandas da classe mercantil. Diferente do que acontecia no período medieval, durante o absolutismo o poder real era pleno. O controle do poder de toda a nação ficava sob o comando do rei.
O Estado Moderno é fruto de um processo de cerca de três séculos para se estabelecer. A primeira fase dele é o absolutismo monárquico. Por meio da centralização do poder na monarquia, começa a ser desenvolvido o exército nacional, a estrutura jurídica única e a sistematização da cobrança de impostos.
O Estado Moderno fez a ruptura com a Idade Média, e tem como características a centralização do poder, a racionalização da gestão do mesmo, além da a existência de um governo.
No decorrer do século XVIII, o absolutismo e o mercantilismo (sistema político e econômico que causou a expansão marítima e a exploração colonial) sofreram uma forte crise em razão da ascensão dos ideais propagados pelos intelectuais iluministas (principalmente o Liberalismo político e econômico).
Voltaire acreditava que o ser humano deveria ser livre para expressar sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso. Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre igreja e Estado.
O mercantilismo apresentou alguns elementos comuns nos diferentes países em que foi aplicado. Vejamos: Os reis, com o apoio da burguesia mercantil, foram assumindo o controle da economia nacional, visando fortalecer ainda mais o poder central e obter os recursos necessários para expandir o comércio.
As características do absolutismo monárquico. ... A defesa mais comum para a permanência do absolutismo monárquico era que os monarcas possuíam "o direito divino dos reis". ... O Iluminismo e seus ideais de liberdade tiveram um grande impacto na capacidade dos monarcas absolutos de continuar a governar como tinham feito.
Os princípios mercantilistas eram os seguintes: O governo estimulava o desenvolvimento de manufaturas em seus territórios. Como o produto manufaturado era mais caro do que as matérias-primas ou gêneros agrícolas, sua exportação era certeza de bons lucros.
A monarquia absoluta é definida por: o rei tem o controle absoluto sobre a região ou país. o poder absolutista consistia em tirar dos senhores feudais o poder que tinham sobre suas terras. Assim, os reis começam a criar as burocracias e os exércitos nacionais. É o chamado monopólio da violência.
Como é feito o tratamento das águas escuras desenvolvido pela Embrapa?
Como parcelar multas de trânsito no boleto?
Como transformar um quarto feio em um quarto lindo?
Como inserir um Questionário no AVA?
Quais as aplicações da estatística?
Como instalar o Smart TV Box 4k aquário?
Como o lúpus age no sistema imunológico?
Como ter um número de telefone virtual grátis?
Como testar na prática componentes eletrônicos?
Quais são os efeitos da alta umidade do ar no corpo humano?
Como testar tinta da impressora HP?
Como medir o sinal do Wi-fi dentro de casa?