Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores.
Entende-se por Absolutismo, o processo de centralização política nas mãos do rei. O Mercantilismo é Política econômica do Estado Moderno baseada no acúmulo de capitais.
O absolutismo surgiu no início da Idade Moderna com a consolidação dos Estados Nacionais e com o surgimento de novas demandas da classe mercantil. Diferente do que acontecia no período medieval, durante o absolutismo o poder real era pleno. O controle do poder de toda a nação ficava sob o comando do rei.
O Estado Moderno é fruto de um processo de cerca de três séculos para se estabelecer. A primeira fase dele é o absolutismo monárquico. Por meio da centralização do poder na monarquia, começa a ser desenvolvido o exército nacional, a estrutura jurídica única e a sistematização da cobrança de impostos.
O Estado Moderno fez a ruptura com a Idade Média, e tem como características a centralização do poder, a racionalização da gestão do mesmo, além da a existência de um governo.
No decorrer do século XVIII, o absolutismo e o mercantilismo (sistema político e econômico que causou a expansão marítima e a exploração colonial) sofreram uma forte crise em razão da ascensão dos ideais propagados pelos intelectuais iluministas (principalmente o Liberalismo político e econômico).
Voltaire acreditava que o ser humano deveria ser livre para expressar sua vida criativa, sem interferências de cunho moral e religioso. Ele era contra o absolutismo e a favor da separação entre igreja e Estado.
O mercantilismo apresentou alguns elementos comuns nos diferentes países em que foi aplicado. Vejamos: Os reis, com o apoio da burguesia mercantil, foram assumindo o controle da economia nacional, visando fortalecer ainda mais o poder central e obter os recursos necessários para expandir o comércio.
As características do absolutismo monárquico. ... A defesa mais comum para a permanência do absolutismo monárquico era que os monarcas possuíam "o direito divino dos reis". ... O Iluminismo e seus ideais de liberdade tiveram um grande impacto na capacidade dos monarcas absolutos de continuar a governar como tinham feito.
Os princípios mercantilistas eram os seguintes: O governo estimulava o desenvolvimento de manufaturas em seus territórios. Como o produto manufaturado era mais caro do que as matérias-primas ou gêneros agrícolas, sua exportação era certeza de bons lucros.
A monarquia absoluta é definida por: o rei tem o controle absoluto sobre a região ou país. o poder absolutista consistia em tirar dos senhores feudais o poder que tinham sobre suas terras. Assim, os reis começam a criar as burocracias e os exércitos nacionais. É o chamado monopólio da violência.
Pode lavar o cabelo com shampoo após a tintura?
Quanto tempo demora uma cirurgia?
Qual é o melhor alimento do mundo?
Quanto tempo dura uma auto escola de moto?
Quem trabalha com estética e o quê?
Como calcular a multa do art 477 8 da CLT?
Qual a ação do hormônio estrogênio?
O que devo continuar fazendo como líder?
Quais os tipos de Certificado Digital Certisign?
É possível o gelo queima a pele?
Por que o sistema de custeio por absorção é o mais utilizado?
Qual é a divisão do tronco encefálico?
O que é o código de comunicação?
Quanto tempo leva para a moleira do bebe fechar?
Como descobrir fonte no canva?
Quais as plantas que podem ficar na sombra?