A Literatura de Catequese, também chamada de Literatura dos Jesuítas, representou uma categoria de textos elaborados durante o movimento literário quinhentista. ... Eles eram membros religiosos da “Companhia de Jesus” enviados durante o período colonial com o intuito principal de catequizar os índios.
Literatura jesuítica: também chamada de literatura de catequese, teve como objetivo a conversão dos índios à fé cristã. Constitui-se de textos escritos por missionários jesuítas e tem como expoente máximo Padre José de Anchieta (1534 -1597) – que produziu, além de peças de teatro e poemas, uma gramática da língua tupi.
A literatura de catequese se tratava da conversão dos índios para a cultura do homem branco. Ou seja, fazer com que os índios fossem catequizados à religião e a cultura do cristianismo, predominante em Portugal. A literatura de catequese vigorou do ano de 1549 até o ano de 1601.
Literatura de Formação
Também conhecida como literatura catequética, esse grupo literário é composto por poemas, cartas, sermões e peças de teatro produzidos pelos padres jesuítas que desembarcaram no Brasil no início da colonização.
Com relação às características da Literatura Jesuítica, as que mais se destacam são: Linguagem de fácil compreensão; Elaboração de textos com caráter descritivo e informativo; ... Teatro pedagógico de construções simples (com base nos textos extraídos da Bíblia);
24 curiosidades que você vai gostar
Características da Literatura Informativa
Estilo descritivo, com intenção de suprir as necessidades dos europeus que se encontravam além-mar. Louvor e exaltação extrema a terra recém-descoberta. Destaque para as belezas naturais e riquezas presentes na terra.
→ Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
A Literatura de Informação corresponde aos textos de viagens escritos em prosa e fazem parte do primeiro movimento literário do Brasil: o Quinhentismo (1500-1601). ... Além da literatura de informação, o movimento quinhentista é formado pela Literatura de Catequese, escrito pelos jesuítas.
Literatura de informação = Quinhentismo; Literatura de formação = escritos espirituais. ... Esta literatura foi apropriada pelos escritos sagrados e visando a formar indivíduos na trajetória da fé e da crença religiosa.
A diferença entre a literatura de informação e a literatura de formação radica em que a primeira são textos de viagens escritos em prosa, enquanto que a segunda são textos de caráter religioso.
Não se pode chamar tais escritos de textos literários, pois seu objetivo era relatar com objetividade aquilo que os exploradores encontravam por aqui, o que, por muito tempo, deixou textos preciosos longe dos manuais de literatura. ...
O impacto da catequização para os indígenas
A ação dos jesuítas, causou um profundo impacto ao impor aos nativos um modo de vida cristão, condenar suas práticas e crenças tradicionais, alterar suas estruturas sociais desvalorizando a função dos pajés e substituindo seu tipo de moradia.
Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que: a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese. ... c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
O autor mais importante dessa atividade é o Padre José de Anchieta. Além de autor dramático, foi também poeta e pesquisador da cultura indígena, chegando a escrever um dicionário da língua tupi-guarani.
A Carta de Pero Vaz de Caminha, escrita para o Rei de Portugal, D. Manuel, é considerada o marco inicial da Literatura Brasileira, visto ser o primeiro documento escrito sobre a história do Brasil.
Do ponto de vista estético, os jesuítas foram responsáveis pela melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro. Além da poesia de devoção, cultivaram o teatro de caráter pedagógico, inspirado em passagens bíblicas, e produziram documentos que informavam aos superiores na Europa o andamento dos trabalhos.
Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. ... Ele engloba a literatura de informação e a literatura de formação, que trazem os primeiros textos produzidos em território brasileiro ou sobre o Brasil, informativos ou de cunho catequizante.
A Literatura de Informação, conhecida também como Quinhentismo, é um estilo literário que abrange as manifestações literárias feitas no Brasil durante o seu descobrimento. O nome Quinhentismo advém dessa época, os anos de 1500.
O Quinhentismo ou Literatura de Informação corresponde ao estilo literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento, durante o século XVI. ... É o primeiro documento escrito da história do Brasil sendo, portanto, considerado o marco inicial da obra literária no país.
O Quinhentismo foi o conjunto de produções literárias produzidas no Brasil no século XVI. ... Desse modo, na época do descobrimento do Brasil os registos escritos sobre os índios brasileiros, a fauna e a flora, bem como as características da região, eram chamados de literatura quinhentista.
O quinhentismo é o movimento literário do período do descobrimento do Brasil, abrangendo todas as obras literárias que foram criadas nessa época. ... O quinhentismo é dividido em dois tipos de literatura: a informativa e a catequética.
Literatura de informação é um segmento do Quinhentismo, o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, logo após a chegada dos colonizadores portugueses. Possui esse nome pois seu principal objetivo era informar o que ocorria na colônia portuguesa.
Literatura. A linguagem não literária tem como principal característica a informatividade. ... Ainda assim, a linguagem não literária apresenta características delimitadas, e seu principal objetivo é a criação de um discurso cuja principal preocupação é o objeto linguístico. Não pare agora...
São características da linguagem literária, EXCETO: a) Variabilidade. b) Multissignificação. c) Denotação.
As notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias e os manuais são exemplos de gêneros textuais que empregam a linguagem não literária.
Qual a importância dos meios de transporte para nós?
Quais são os solventes alifáticos?
O que é um arquivo no formato PDF?
Quanto tempo posso recorrer na Justiça do Trabalho?
Para que serve a oração de São Jorge?
Qual injeção para engrossar as pernas?
Como transformar condutividade em resistividade?
Como desativar chamada em espera no WhatsApp?