Sugiro que procure um fonoaudiólogo que fará uma investigação da causa das trocas na fala (avaliação dos órgãos fonoarticulatórios incluindo freio de língua/teste da linguinha, força, mobilidade de língua, lábios e bochechas, além de exame fonético-fonológico investigando a articulação de todos os fonemas).
Procure sempre falar certo e enfatizar os fonemas que a criança tem dificuldade. Não brigue com a criança por ela estar falando errado, não é culpa dela. Estimule a criança a falar, faça com que ela fale o que ela quer, converse com ela.
Como a aquisição acontece de forma diferente de criança para criança, há aquelas que falarão o r muito antes desta idade. Se realmente a única dificuldade na fala é a troca do r pelo l , os pais podem aguardar até os cinco anos para ver se seu filho adquire este fonema naturalmente.
A troca do l pelo r na fala pode ser devido a dislalia, como as colegas a cima colocaram, porém em alguns casos pode não se tratar desse distúrbio fonoarticulatório e sim de uma variação linguística devido a questões culturais da região na qual a pessoa cresceu, nesses casos alguns linguistas consideram isso quase como ...
Dislalia Audiógena: Ocorre em casos de deficiência auditiva, onde a pessoa não consegue repetir o som. Dislalia Orgânica: Ocorre quando o cérebro da criança é lesionado, impedindo a fala correta. Este tipo pode surgir também quando existem alterações estruturais na boca ou na língua, que dificultam a pronúncia.
45 curiosidades que você vai gostar
Cebolinha, o famoso personagem de Mauricio de Sousa, é bem conhecido pela sua forma de falar “elado”. Cebolinha quando fala, troca o R pelo L. Assim como o personagem, muitas crianças podem apresentar este tipo de alteração.
Deve-se começar os exercícios para falar o "R" corretamente o mais cedo possível, logo após os 4 anos de idade, especialmente antes que a criança comece a aprender as letras. ... Quando esta dificuldade para falar o "R" não é tratada durante a infância pode chegar até à idade adulta, não melhorando apenas com o dia-a-dia.
Assume uma pronúncia fraca quando aparece sozinha entre duas vogais no meio das palavras (cara, nora, loira, hora, duro, raro).
...
Palavras com r entre vogais (som fraco e curto)alterar;aranha;arara;áspero;bateria;cadeira;camarão;cara;
QUANDO A LETRA R APARECE EM INÍCIO DE SÍLABA, ENTRE VOGAIS, ELA REPRESENTA UM SOM FRACO, BRANDO. QUANDO A LETRA R APARECE NO INÍCIO DE UMA PALAVRA, ELA REPRESENTA UM SOM FORTE. USAMOS RR NO MEIO DAS PALAVRAS, ENTRE DUAS VOGAIS, PARA REPRESENTAR O SOM FORTE DE R INICIAL.
Onde pode ser substituído por no qual?
Qual é a diferença entre o oxigênio e ar?
Para que serve selênio em cápsulas?
Quem tem prolapso pode fazer sexo?
Qual o cristal mais raro do mundo?
Por que a Sumire saiu do time 15?
Tem muita diferença entre Full HD e 4K?
Quando a bronquiolite e preocupante?
Quem é o dono da fazenda Conforto?
Quais as siglas dos estados de cada região?
Em que ano o dólar valia 1 real?
O que é um ofício de solicitação?
Qual espaçamento entre linhas do resumo?
Como funciona a fase de transição?