Mas há diferenças: A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira.
Principais tipos de conjuntivite: bacteriana, viral ou alérgicaConjuntivite viral. ... Conjuntivite bacteriana. ... Conjuntivite alérgica.
A conjuntivite viral é um tipo muito comum de conjuntivite e é altamente contagiosa, o vírus causador pode ser transmitido através da saliva, secreções respiratórias além da própria lágrima e que entram em contato direto com os olhos.
A conjuntivite bacteriana é uma infecção da camada externa do olho. A conjuntivite bacteriana pode ocorrer em todos os grupos etários, mas ocorre mais frequentemente em crianças do que em adultos. A conjuntivite bacteriana é muito contagiosa, por isso é importante tomar cuidado para não espalhar a infecção.
Embora ambas apresentem vermelhidão e sensação de coceira nos olhos, outros sintomas são diferentes. No caso da infecciosa, é comum que haja uma secreção branca ou amarelada causada por uma ação bacteriana. Já no caso da alérgica, o máximo que há é uma secreção clara, consistente e em pouca quantidade.
16 curiosidades que você vai gostar
A conjuntivite dura, em média, até 15 dias e é caracterizada por dor, coceira, vermelhidão e secreção nos olhos.
Opções de colírio para conjuntiviteConjuntivite viral: deve-se usar apenas lubrificantes, como o Moura Brasil;Conjuntivite bacteriana: Maxitrol, tobradex, vigamox, biamotil, zypred;Conjuntivite alérgica: Octifen, patanol, ster, lacrima plus.
Etiologia. A conjuntivite bacteriana costuma ser causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus spp ou, menos comumente, Chlamydia trachomatis. Neisseria gonorrhoeae provoca conjuntivite gonocócica, que geralmente resulta de contato sexual com uma pessoa que tem infecção genital.
1. O contato com a secreção de uma pessoa doente é a forma mais comum. No caso da conjuntivite infecciosa, que inclui a viral e a bacteriana, a interação com secreções contaminadas leva ao contágio. É o caso, por exemplo, de quem utiliza a mesma toalha de alguém que está com conjuntivite.