O dermatologista Vidal Hadad Júnior explica que o veneno da arraia causa uma dor intensa e faz vasoconstrição.
Lesões geralmente ocorrem quando um nadador incauto, andando em água rasa do mar, enseada, na arrebentação de ondas ou em água represada, pisa em uma arraia enterrada na areia, provocando-a; assim, esta investe com sua cauda para cima e para baixo, conduzindo a espinha dorsal (ou espinhas) ao pé ou ao membro inferior ...
Não bastassem esses efeitos nada agradáveis, o veneno da arraia fluvial também causa a morte do tecido (necrose) na região da ferroada, além de lesão muscular. Em geral são necessários até três meses para a cicatrização completa do ferimento.
A arraia tem um ferrão serrilhado na cauda, que pode ser simples, duplo e até triplo. O ferrão entra fácil e sai rasgando, por isso machuca muito, e é coberto por um muco onde fica o veneno. ... A pessoa pisa na arraia que, para se defender, vira a cauda em direção à perna da pessoa enfiando o ferrão.
A gordura da arraia é utilizada para tratar problemas respiratórios (asma e bronquite), reumatismo, queimaduras cutâneas e feridas entre 'caiçaras' e 'caboclos', como também registra Begossi et al.
As arraias são muito comestíveis. O método de cozimento comum de arraia em Cingapura e na Malásia é grelhar em fogo feito com carvão e servir com molho de soja ou sambal picante. ... Entretanto, as arraias podem ser preparadas de diversas outras maneiras – e várias culinárias exploram esse peixe ao redor do mundo.
As arraias são muito comestíveis. O método de cozimento comum de arraia em Cingapura e na Malásia é grelhar em fogo feito com carvão e servir com molho de soja ou sambal picante. Universalmente, as partes mais valorizadas são a bochecha, as abas (que também são conhecidas como as asas), e o fígado.
Entre as espécies mais prejudicadas, destaca-se uma variedade da raia-viola, a Rhinobatos horkelii, que, conhecida pelo tamanho avantajado, chega a atingir 1,3 metro de diâmetro. Até o início da década de 1980 era abundante na costa do Rio Grande do Sul. Hoje está criticamente ameaçada.
Arraias, raias ou peixes batóides são peixes cartilaginosos marinhos classificados na infraclasse Batoidea (ou Rajomorphii) da classe Elasmobranchii, grupo que também contêm os tubarões.
Acalme-se. Embora sejam alarmantes e bastante dolorosos, os ferimentos causados por arraias raramente são fatais.
O veneno da arraia é ácido (PH 4.2). Se for picado na mão, certifique-se de remover quaisquer anéis dos dedos para não perdê-los por conta do inchaço. Durante ou após o molho em água quente, aplique uma massagem com óleo na parte inferior da perna e pé (evitando o local da ferroada) na direção do coração.
Os acidentes com arraias são mais comuns com pescadores e com banhistas, esses últimos que pisam nelas, sem querer, tanto em lugares de água salgada quanto doce. Mesmo muito dolorosos, os machucados causados pelo ferrão não são fatais.
Arraias são peixes cartilaginosos de corpo achatado com um ou mais ferrões localizados na metade da cauda. Elas geralmente vivem em locais com água costeira tropical ou subtropical, o que torna possível que entrem em contato com seres humanos.
Quanto ganha um PQD da Aeronáutica?
Quanto custa registrar uma marca no INPI?
Como é feita a cirurgia de apendicite?
Como foi o fim do Império no Brasil?
Como ser um correspondente crefisa?
O que se deve comer antes de beber?
O que faz parte da análise Sintatica?
Quanto ganha um fiscal do Enem?
Quem faz estudo de viabilidade?
O que precisa para ser perito criminal?
Como faço para conseguir ser o administrador do meu computador?
Como fazer a comparação de dois textos?
O que precisa para ser engenheiro de segurança do trabalho?
Quais são as cláusulas de contrato?
Qual o salário de um tutor a distância?