Como você percebeu, o estudo de viabilidade econômica de uma empresa é um passo importante a ser realizado pelos gestores que desejam ter retorno financeiro. É ele que vai permitir a diminuição de riscos e fazer com que o negócio siga os rumos necessários para obter lucros e investimentos.
O estudo de viabilidade a análise que tenta prever o eventual êxito ou fracasso de um projeto. É uma ferramenta de planejamento que define se o projeto ou empresa é capaz de gerar resultados positivos, ou não.
Etapas do estudo de viabilidade econômica e financeira
O estudo de viabilidade considera dados e estatísticas. Com essas informações, fica mais fácil projetar qual é o potencial de retorno do projeto e saber em quanto tempo o capital investido será recuperado. Assim, a gestão financeira do negócio se torna mais eficiente.
O estudo de viabilidade técnica de um projeto é obrigatório por lei e nada mais é do que um documento que engloba todas as variáveis da obra, além de averiguar o risco e o retorno que o empreendimento terá, considerando fatores como estrutura, instalações, informações legais e ambientais etc.
O que é viabilidade financeira A viabilidade financeira é um dado calculado em cima de despesas e lucros. Ela permite calcular se o investimento de tempo e dinheiro necessário para colocar em prática um plano ou projeto é viável para seus investidores.
O estudo de viabilidade considera dados e estatísticas. Com essas informações, fica mais fácil projetar qual é o potencial de retorno do projeto e saber em quanto tempo o capital investido será recuperado. Assim, a gestão financeira do negócio se torna mais eficiente.
Um Estudo de Viabilidade Financeira tem como objetivo estimar o total de investimento necessário para colocar o projeto em prática. Para isso, ele considera diversos fatores, como capital inicial, despesas, receitas, rendimentos e desembolsos de investidores.
A viabilidade financeira é um dado calculado em cima de despesas e lucros. Ela permite calcular se o investimento de tempo e dinheiro necessário para colocar em prática um plano ou projeto é viável para seus investidores.
Como fazer: Existem várias etapas para realizar um bom estudo de viabilidade econômica, portanto vamos por partes. Não existe um ordem específica de preenchimento dos dados para um estudo de viabilidade, mas sugerimos que inicie-se pela projeção de receita. O prazo de projeção varia de projeto para projeto de acordo com a expectativa de retorno.
Em função do conceito sobre o qual se realize o estudo, o conteúdo variará substancialmente, mas sempre existirão uns pilares essenciais sobre os quais teremos que basear nossa busca e análise de informação no estudo de viabilidade. O primeiro pilar é a viabilidade econômica-financeira do projeto.
Entenda qual a real necessidade do seu negócio, o que ele precisa para aquele momento e quem ele quer atender. Como o estudo de viabilidade de um negócio é feito sempre para entender qual será a rentabilidade do seu projeto, essa etapa deve ser feita em vários momentos e não só ao abrir uma empresa.
O estudo de viabilidade financeira também pode ser requerido pelas instituições financeiras na hora de iniciar uma linha de crédito empresarial. Com base nessas informações, o banco avalia se libera ou não o crédito, de acordo com a previsão de rentabilidade. Em quais situações o estudo da viabilidade é necessário?
Como é o exame de sanidade física e mental?
Onde colocar as caixas de abelhas?
Como se chama a pessoa que assiste a palestra?
Quanto tempo demora para aparecer a multa no aplicativo?
Quais os peixes mais resistentes ao frio?
Qual tinta se usa para pintar parede?
Quantas bombas atômicas tem a Coreia do Norte?
Quais os tipos de sinal que existe?
Quantas séries para definir o corpo?
Quais são as causas externas de morbidade e mortalidade?
São parentes colaterais por afinidade?
O que é o procedimento de escrituração?
Quais fatores causam alterações dos sinais vitais?