Quando um grão de milho é aquecido sua umidade interna é convertida em vapor, em dado momento o vapor se expande e tenta sair. As moléculas se movimentam com tanta rapidez no interior do milho que pressionam fortemente as paredes resistentes, até que elas se rompem: é nessa hora que os grãos de milho explodem.
É a expansão da umidade dentro do grão que o faz explodir. Essa água se encontra dentro das pipocas, junto com o amido. Quando você coloca a porção desejada em uma panela e tudo começa a esquentar, o amido se funde à umidade, o que acaba criando uma espécie de cadeia de bolhas gelatinosas.
TRUQUE DOS 3 GRÃOS: Esse truque é fantástico. Ele é muito simples: Deixe o óleo esquentar na panela e, ao invés de colocar a quantidade de pipoca que irá fazer de uma vez coloque apenas três grãos de milho. Assim que os três virarem pipoca, você os retira e daí então coloca todos os outros grãos!
O milho de pipoca estoura com o rompimento rápido da casca, liberando a pressão, expandindo o amido gelatinoso para fora do grão. Liberando a água no estado vaporizado, que rapidamente esfria o amido, que acaba assumindo o formato tão famoso da pipoca.
O grão de milho-pipoca (Zea mays everta) estoura porque contém mais água (entre 12 e 16%) e tem casca mais resistente do que o milho comum. Quando a semente é exposta ao calor, (temperatura mínima de 170°C), a água encapsulada vira vapor, que se expande. A pressão é tanta que a casca se rompe.
16 curiosidades que você vai gostar
Quando aquecemos o milho comum, o amido duro também se expande, mas como sua quantidade é pequena e a casca é muito resistente, ele não vira pipoca. Já o milho pipoca (Zea mays everta), possui a casca mais resistente à pressão do calor e só rompe quando o endosperma do grão estoura.
Simples! Porque caso haja irregularidades na casca, como furos ou rachaduras, o vapor de água escapa e a casca não explode. Outros fatores que impedem a transformação do milho em pipoca são a contínua exposição ao sol – que acaba secando o interior do grão – e o aquecimento abaixo da temperatura necessária.
Ao aquecer o milho, temos os processos de transferência de calor por condução, se o aquecimento for feito em uma panela, ou por incidência de ondas eletromagnéticas, caso seja executado no forno micro-ondas. O calor recebido pela água transforma-a em vapor por meio do processo chamado de ebulição.
A química do estouro da pipoca
Então, com o aquecimento contínuo ocorre um aumento da pressão dentro da casca do kernel. Geralmente, a casca do kernel quebra e o milho estoura em uma temperatura de cerca de 180 °C. Durante o aquecimento, o amido dentro do grão derrete e escapa rapidamente.
A densidade de plantio, ou estande, definida como o número de plantas por unidade de área, tem papel importante no rendimento de uma lavoura de milho, uma vez que pequenas variações na densidade têm grande influência no rendimento final da cultura. O milho é a gramínea mais sensível à variação na densidade de plantas.
Como fazer pipoca de panela:Coloque o óleo cobrindo todo o fundo da panela.Coloque 2 a 3 grãos de milho e espere.Quando estes grãos estourarem, adicione o restante do milho.Retire do fogo e mexa por 30 segundos.Volte com a panela para o fogo e aguarde o restante do milho estourar.Tempere a pipoca ao seu gosto.
O grão que não estoura ao ser feita a pipoca é chamado de piruá, ou mururu. O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce), devendo ser comercializado com teor de umidade em torno de 12 a 13%.
Encher um terço de uma jarra de pipoca com piruás. Adicionar uma colher de sopa de água. Tampe a jarra e dê uma boa sacudida até que o milho absorva toda a umidade. Guarde a jarra em um local fresco e abrigado do sol.
Ninguém sabe ao certo, mas tudo indica que ela surgiu na América há mais de mil anos. Os primeiros europeus que chegaram ao continente descreveram a pipoca, desconhecida para eles, como um salgado à base de milho usado pelos índios tanto como alimento quanto como enfeite para o cabelo!
Segundo eles, é preciso que o grão não deixe a pressão escapar conforme é aquecido; se isso acontecer e o ar vazar, o grão não estoura. O estudo pode levar à produção de variedades de milho de pipoca com características que fujam do problema.
O grão de milho-pipoca do tipo borboleta (butterfly popcorn) tem composição média2 de 13,9% de água, 3,0% de gorduras totais (sendo os principais ácidos graxos o ácido plamítico com 0,5% e o ácido linoleico C18:2 com 1,7%), 70,5% de amido (sendo 11,9% de amilose e 58,6% de amilopectina), 9,1% de proteínas e 0,9% de ...
química do grão de milho
O peso individual do grão varia, em média, de 250 a 300mg e sua composição média em base seca é 72% de amido, 9,5% proteínas, 9% fibra (a maioria resíduo detergente neutro) e 4% de óleo.
100g de pipoca comum, feita na pipoqueira elétrica ou microondas, sem nenhum outro ingrediente contém:Calorias: 375.Gorduras Totais 4,3 g. Gorduras Saturadas 0,6 g. Gorduras Poliinsaturadas 2,5 g. Gorduras Monoinsaturadas 1 g.Sódio 7 mg.Potássio 274 mg.Carboidratos 74 g.Fibra Alimentar 13 g.Açúcar 0,9 g.Proteínas 11 g.
Quando um grão de milho é aquecido sua umidade interna é convertida em vapor, em dado momento o vapor se expande e tenta sair. As moléculas se movimentam com tanta rapidez no interior do milho que pressionam fortemente as paredes resistentes, até que elas se rompem: é nessa hora que os grãos de milho explodem.
1. [Brasil] Grão de milho que não rebenta com o calor e não se transforma em pipoca. 2. [ Ictiologia ] O mesmo que cangulo.
Pasquale explica a origem da palavra pipoca, a partir de outra palavra, palomita, em espanhol. A partir de uma música de Caetano Veloso, o professor explica que pipoca veio do tupi e quer dizer: milho explodido.
Tudo é milho
Segundo ele, o grão que exportamos, e o grão da pipoca ? e da canjica vem da mesma espécie de planta: o milho. “O que distingue um do outro são as variedades de cada uma”, afirma Pereira Filho.
- Segure a tampa da panela e faça movimentos circulares para aquecer os grãos uniformemente sem que os queime. - Assim que o milho começar a estourar, diminua o fogo e aguarde até que os estouros fiquem mais espaçados. - Desligue o fogo, transfira a pipoca para um recipiente e tempere com sal a gosto.
Para permanecer crocante por até 3 dias, armazene a pipoca num pote de vidro com fechamento hermético ou saco plástico bem fechado. Atenção: tempere com sal a gosto apenas na hora de consumir - este é outro truque para manter as pipocas crocantes por mais tempo.
Para 1 xícara de milho, costumo usar umas 4 colheres de sopa de óleo. Em fogo alto, ela estoura em pouco mais de 2 minutos.
Quantas letras e quantos fonemas possui a palavra chapéu?
Como é que as plantas se alimentam?
Quais os pontos fortes do canceriano?
O que significa a tatuagem folha de louro?
O que são vanguardas artisticas?
Como reduzir custos sem demitir?
Qual a melhor resolução 720p ou 1080p?
Por que o Canvas é importante para uma Start-up?
Qual é a Creepypasta mais assustadora do mundo?
O que significa S14 nas Paraolimpíadas?
Quanto ganha um pizzaiolo em portugal?
Quantos anos dura um sapato de couro?
O que é um contrato de concessão?
Como contribuir para aposentar com mais de um salário mínimo?