Radioterapia, ou radioncologia, é uma especialidade médica focada no tratamento oncológico utilizando radiação ionizante.
É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.
Os efeitos colaterais mais frequentes do tratamento com radioterapia são:
Fadiga. Um dos efeitos colaterais mais comuns. ...
Reações cutâneas. ...
Perda de cabelo. ...
Alterações nas taxas sanguíneas. ...
Náuseas e vômitos. ...
Perda de apetite.
A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.
Quando a radiação é usada para cuidados paliativos, o decurso do tratamento pode ser mais curto, normalmente de duas a três semanas. Cada sessão de tratamento normalmente dura de 10 a 20 minutos.
22 curiosidades que você vai gostar
O tratamento de radioterapia é altamente eficaz contra diferentes tipos de câncer. A técnica, que consiste em atacar o tumor diretamente usando radiação ionizante, é responsável por 40% dos casos de cura da doença no mundo.
Um tratamento que tenha retardado a recidiva (aumentado o intervalo livre de doença) e prolongado o tempo de vida (sobrevida global) foi efetivo.
A radioterapia pode ser realizada nas seguintes situações: Após a cirurgia conservadora da mama, para diminuir a chance da recidiva na mama ou nos linfonodos próximos. Após uma mastectomia, especialmente se o tumor tinha mais que 5 cm de diâmetro ou se atingia os linfonodos.
A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade. Já na radioterapia os efeitos estão mais relacionados com a área que está sendo tratada.
Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.
Cansaço: o paciente deve intercalar as atividades cotidianas com períodos de descanso. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas no período de tratamento. Reação da pele: a pele que recebe radiação poderá coçar, ficar vermelha, irritada, queimada, tornando-se seca e escamosa.
As reações normalmente começam a partir da segunda ou terceira semana de tratamento e podem durar várias semanas após a última sessão. O segredo para amenizar os efeitos é manter a pele hidratada, mas não se engane: não é no banho que a hidratação deve ser feita.
As células remanescentes da próstata continuarão produzindo alguma quantidade de PSA. O padrão da queda do PSA após a radioterapia também é diferente após a cirurgia. O nível do PSA após a radioterapia tende a cair de forma gradual, e pode não alcançar seu nível mais baixo até 2 anos ou mais após o tratamento.
É recomendado utilizar a tintura de cabelo apenas após três meses do final do tratamento, pois ela é composta por produtos químicos. Eles podem causar feridas no couro cabeludo sensível, além de enfraquecer a estrutura dos fios novos.
A Radioterapia São Sebastião, utilizando rotineiramente estas técnicas, tem grande experiência no tratamento de pacientes em segundo ou mesmo terceiro cursos de irradiação no mesmo local e apresenta resultados satisfatórios.
A braquiterapia é um tipo de radioterapia interna na qual um material radioativo é inserido dentro ou próximo ao órgão a ser tratado. Para isso são utilizados fontes radioativas específicas, pequenas e de diferentes formas por meio de guias denominadas cateteres ou sondas.
A radioterapia é muito eficaz em conjunto com a quimioterapia. Enquanto a quimioterapia atua no organismo como um todo, a radioterapia visa combater uma região específica, tornando possível a interrupção da reprodução das células, e por sua vez, proporcionando a cura do paciente.
A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos.
O tratamento particular da radioterapia custa de R$ 4 mil a R$ 12 mil. As sessões são diárias e duram cerca de 20 minutos.
O tratamento padrão para o câncer de mama após uma cirurgia conservadora da mama consiste em 25 ou 30 frações diárias de radioterapia. Em algumas situações, hoje é totalmente estabelecido fazer esse tratamento em 15 ou 16 frações diárias – é a chamada radioterapia hipofracionada.
Alguns pacientes ficam irritados e cansados durante a radioterapia. Outros possíveis efeitos colaterais, embora raros, são náuseas, vômitos e dores de cabeça. Às vezes, um corticosteroide ou outro medicamento pode aliviar esses sintomas. Alguns pacientes podem ter queda de cabelo em áreas do couro cabeludo irradiadas.
Concluindo, quando fazemos um tratamento para uma doença que está ativa, necessitamos realizar esses exames de imagem e de sangue periodicamente para sabermos se o tumor respondeu à quimioterapia. Portanto é possível, sim, saber se o tumor está sendo combatido ou não.
As alterações do paladar provocadas pela radioterapia geralmente começam a melhorar a partir de três semanas a dois meses após o término do tratamento. No entanto essa melhora é gradativa e pode demorar até um ano, podendo não voltar a ser exatamente a mesma do que antes do tratamento.
Vantagens e desvantagens da radioterapia
Não possui risco anestésico; Pode ser oferecido para pacientes idosos; Ideal para pacientes com saúde comprometida ou com fatores que os levam a não tolerar uma cirurgia; A incontinência urinária é raramente observada apenas com radioterapia externa.
Radioterapia - A dor pode desenvolver-se após o tratamento radioterápico e também desaparecer espontaneamente. Mas, algumas vezes a dor pode persistir durante meses ou anos após o tratamento, especialmente em casos de irradiação do tórax ou da medula espinhal.
Qual é a origem do sobrenome Andrade?
É crime entregar veículo a pessoa não habilitada?
Quais são os princípios da Constituição?
Quais são as faculdades que não tem matemática?
Quais os tipos de violência psicológica?
O que é o FMI e qual é a sua função?
Quais os tipos de contas de E-mail?
Qual o valor máximo diário do Pix?
Pode comer batata doce no jantar?
Qual é o hormônio da ansiedade?
O que é hidrosfera como ela está dividida?
Como saber qual é o meu processador no Linux?