A noção de periferia é uma construção social relacionada a práticas e discursos de sujeitos sociais e políticos de um contexto histórico específico; de ascensão dos chamados movimentos sociais urbanos; e de intensas mudanças na sociedade brasileira: a transição de um regime político autoritário e centralizador; para ...
No contexto brasileiro, a palavra periferia é algo típico do processo de metropolização dos anos 1960-70. O termo tem sido usado para designar loteamentos clandestinos, ou favelas localizadas em áreas mais centrais, onde vive uma população de baixa renda.
A periferia pode ser intramunicipal (bairros afastados do centro do município) ou extramunicipal (municípios da região metropolitana).
O surgimento da favela está associado à concentração de renda, ao desemprego e à falta de planejamento urbano. As favelas são redutos de precariedade e desigualdade social. ... As favelas são caracterizadas por abrigarem pessoas de baixa renda e com baixa qualidade de vida.
Segundo o dicionário Aurélio centro pode ser “a parte mais ativa da cidade, onde estão os setores comerciais e financeiros” ou “lugar onde se desenvolvem certas atividades com objetivo determinado” já o conceito de periferia, no mesmo, pode alcançar o seguinte significado: “Numa cidade, a região mais afastada do centro ...
22 curiosidades que você vai gostar
O centro da economia mundial é formado principalmente, por um grupo de países nos quais se localizam as sedes das grandes empresas. ... Por sua vez, os países da periferia do sistema capitalista mundial, mantêm uma economia agroexportadora, baseada na mão de obra barata, no latifúndio e na concentração de renda.
É o discurso urbano buscando institucionalizar o real da cidade; buscando ordenar as relações que acontecem no fluxo que é a cidade, e que não pode ser abarcado pela burocracia estatal. Sinteticamente, o popular é representado no centro mais em um espaço pré- determinado, pré-estabelecido.
A ocupação informal das periferias
Neste contexto socioeconômico surgiram as cidades atuais e pessoas que não tinham renda suficiente para pagar o aluguel de imóveis do mercado formal – registrados e licenciados – trataram de produzir para si mesmas a habitação de que necessitavam.
Geralmente, esses locais são afastados dos grandes centros. O uso do termo, nesse caso (como sinônimo de favela), vai muito do contexto, já que nem em todos os países (ou regiões) as áreas ao redor do centro costumam ter cidades com população de baixa renda.
O que, no senso comum, representa a periferia é a sua caracterização social, marcada pela presença de pessoas de baixa renda, os pobres, que não têm meios para aquisição de uma residência em um bairro de status. ... Por isso, a periferia é vista como uma apropriação desigual do espaço urbano.
A periferia urbana t~ sido usualmente considerada como aquela area da cidade que em termos de localizacao situa-se nos arredores do espaco urbano.
A periferia se define pela sua condição de dependência do centro. O subúrbio seria apenas uma variação da periferia, um pouco mais urbanizada. O conceito de subúrbio se perde, desaparece nas pequenas cidades, aparece como um atributo exclusivo dos centros urbanos complexos.
O termo “periferia” já passou por muitas mudanças, envolvendo desde a academia, a política e as artes. A definição de periferia foi usada primeiramente pelos intelectuais universitários, sendo tomada e ressignificada pela cultura musical e, por fim, foi levada para o cinema.
Periferia era um termo presente, porém menos utilizado e com conotação estigmatizante.
URBANIZAÇÃO: É UM PROCESSO DE AGRUPAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS RURAIS DE UMA LOCALIDADE OU REGIÃO, PARA CARACTERÍSTICAS URBANAS. USUALMENTE, ESSE FENÔMENO ESTÁ ASSOCIADO AO DESENVOLVIMENTO DA CIVILIZAÇÃO E DA TECNOLOGIA.
São aqueles em que predominam as indústrias e fábricas. Por necessitarem de áreas maiores e, por vezes, produzirem não só poluição como também muitos ruídos, esses bairros encontram-se nas regiões mais periféricas das cidades.
A periferia surge quando ocorre uma alta elevação do valor dos terrenos do centro da cidade, fazendo com que os moradores com menor poder aquisitivo procurem moradias com valores acessíveis, porém, em áreas distantes e desprovidas de infra-estrutura.
As primeiras favelas teriam surgido, no Brasil, no final do século XIX e início do século XX. Surgiram como resultado de uma série de fatores. ... O êxodo rural, a acelerada urbanização e a industrialização também apresentaram papel fundamental na origem das favelas.
Isso significa que uma certa parte da população, antes residente em metrópoles, está se deslocando em direção às cidades de médio porte, pois elas estão recebendo cada vez maior investimentos e gerando cada vez mais empregos diretos e indiretos.
Paralelo com o mecanismo de acumulação característico do modo de produção capitalista, a dita reprodução ampliada, um mecanismo de acumulação originária continua a operar e a ser característico das relações entre o centro e a periferia do sistema capitalista mundial.
São considerados países centrais os ocidentais, por deterem a hegemonia política e econômica. Os periféricos são considerados pobres. Há culturas mais antigas.
Costuma-se entender como economia periférica aquele país, ou região, que apresenta, em geral, instáveis trajetórias de crescimento, forte dependência de capitais externos para financiar suas contas-correntes (fragilidade financeira), baixa capacidade de resistência diante de choques externos (vulnerabilidade externa) e ...
O comércio internacional ainda se caracteriza por ser dominado por um grupo de países centrais, onde quem leva prejuízos são os países que em sua maioria são os periféricos subdesenvolvidos. Aproximadamente 70% do comércio mundial e 80% das exportações de manufaturados estão sendo dominados pelos países centrais.
São considerados países centrais os ocidentais, por deterem a hegemonia política e econômica. Os periféricos são considerados pobres. ... Não se pode promover a divisão, porquanto há a ocidentalização do Oriente e a orientalização do Ocidente.
Quando nos referimos à escola de periferia chamamos a atenção para um local que apresenta uma problemática bem complexa e específica. Nessas escolas, o contexto social, econômico e político interfere no trabalho do professor e no processo de aprendizagem dos alunos.
Qual são as doenças reumáticas que não precisa de carência?
Quando usar fundação profunda?
Qual é a orquídea mais cara que existe?
Quais os males da escova progressiva?
Quais são os pilares da aprendizagem organizacional?
O que acontece com quem não come fruta?
Quais são os casos opcionais de crase?
O que é considerado desacato a funcionário público?
Qual é o líquido viscoso que preenche a célula?
O que é uma engrenagem motora?
Quem transmite a raiva para o cão?
Quais são as consequências do excesso de nitrogênio no ambiente?