Mude seu tom.
Respondendo a questão inicial, existe sim um meio de mudar seu tom vocal seja para mais grave ou para mais agudo. Com exercícios fonoaudiológicos específicos que trabalham as pregas vocais e ressonância, e se necessário, equilibrar os níveis de hormônios são as estratégias usadas.
As mulheres, durante a ovulação, quando têm um pico de estrogênio, ficam com uma voz mais sensual. Já os homens ficam com a voz mais grave quando têm picos de testosterona, o que costuma acontecer pela manhã. Estudos científicos mostram que uma voz bonita está associada a pessoas mais belas.
Este exercício é tão importante que pode até melhorar a voz em menos de 5 minutos, mas deve ser trabalhado frequentemente para garantir melhores resultados. Além de aquecer as cordas vocais, ajuda também a relaxar os músculos responsáveis pela produção dos sons.
Muito embora você não deva alterar o tom de voz natural (nem pense em imitar o Darth Vader!), esforce-se para controlá-lo. Não deixe o nervosismo tomar conta de você e procure falar com uma voz plena, suave. Você pode treinar o controle do tom de voz cantarolando uma música ou lendo um texto sozinho, em voz alta.
Pense em Marilyn Monroe cantando "Happy Birthday Mr. President" ou na voz das atrizes Maria Fernanda Cândido e Vera Fischer, recentemente eleitas as vozes mais bonitas do Brasil em pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Sexologia. A consultora sugere também tentar imitar a pronúncia de Íris Lettieri, a famosíssima 'voz do aeroporto'.