A chamada linguagem neutra é uma ideia defendida por alguns grupos que afirmam que a Língua Portuguesa é preconceituosa e machista. ... Pronomes como "dele" ou "dela" são substituídos por "dili" ou "delx". Ou seja, a prática visa usar palavras neutras, nem masculinas nem femininas.
Uso de linguagem neutra: Utilizar os símbolos “@” ou “x” no lugar dos marcadores de gênero identificados por “o” ou “a”. Também colocar o sufixo “-e” ao invés de “-o” ou “-a”, já que marcam unicamente a dois gêneros, enquanto o “@”, “x” e o “e” abrangem maior diversidade.
Em 2012, um pronome "hen" foi proposto na Suécia. O sueco foi a primeira língua oficial a adicionar um pronome neutro de terceira-pessoa por uma autoridade institucional. "Hen" pode ser usado para descrever qualquer pessoa, independentemente da identificação de sexo ou de gênero.
A linguagem neutra, de acordo com seus defensores, tem o objetivo de tornar a língua portuguesa inclusiva para pessoas transexuais, travestis, não-binárias, intersexo ou que não se sintam abrangidas pelo uso do masculino genérico. ... Já na passagem do latim para o português, o que era neutro foi para o gênero masculino.
A linguagem neutra é uma proposta de reflexão sobre representatividade e objetiva tornar a língua portuguesa inclusiva para pessoas transexuais, travestis, não-binárias, intersexo ou que não se sintam abrangidas pelo uso do masculino genérico.
Ana Pacheco explica que a linguagem neutra surgiu após discussões sobre o uso do masculino em marcações generalizadas ou na comunicação com pessoas não-binárias. — Existem duas maneiras: na primeira seria usar em substantivos, por exemplo, o x como uma marcação alternativa.
A linguagem neutra tem como objetivo ser um movimento social e trazer transformação. Ela não é vista apenas como uma mudança gramatical, mas sim, como uma mudança de perspectiva. Falar de linguagem neutra significa falar sobre gênero e relações de poder.
A linguagem neutra, usada por pessoas que não se identificam com os gêneros masculino e feminino, entra no centro do debate político, provoca revolta entre os bolsonaristas, mas vai demorar para ser absorvida pela norma culta.
Mas, segundo Ana Pacheco, o uso da linguagem neutra não está errada. — Não é um erro gramatical porque não está na gramática, mas sim [a linguagem neutra] é uma variação linguística. A língua não é resumida a gramática, ela é só uma parte dela, que está em constante evolução.
[ Gramática ] Diz-se de ou género , existente em alguma línguas, de palavras que não indicam macho nem fêmea ou que não se consideram masculinas ou femininas (ex.: género neutro; na enunciação dos adjetivos latinos, primeiro vem o masculino, depois o feminino e por fim o neutro, como em neuter, neutra, neutrum).
Quais carros vão sair de linha em 2021?
Como funciona a câmara de fluxo laminar?
Como colocar o pequeno no teclado?
Quem tem ácido úrico pode tomar vinagre de maçã?
Como sacar mais dinheiro do TikTok?
O que significa a palavra barganha na Bíblia?
Qual o nome da doença que a pessoa não dorme?
Como ver o backup do WhatsApp no GMail?
Qual é mais forte Goku ou Broly?
Qual é a diferença de ouvir e escutar?
O que acontece se molhar o teste de gravidez?
O que fazer para amenizar a dor de canal?
Qual a nota mínima da redação da PRF?
Quem está cumprindo aviso tem direito a folga semanal?
Quais as possibilidades da não concessão da extradição?
Como mudar resolução de vídeo no celular?