A primeira forma de recuperar a declaração é por meio de um arquivo gravado no programa do IR. O contribuinte deve abrir o programa IRPF 2020 e, do lado esquerdo, em “Ferramentas”, ir em “Gravar Cópia”. Será aberta uma janela; clique na sua declaração e vá em “Avançar”.
O arquivo . DEC é gerado pelo programa da Receita Federal do imposto de renda pessoa física quando uma declaração é enviada. A pasta padrão onde este arquivo é gravado fica em C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF20xx\transmitidas. Junto com o arquivo .
Baixe e instale ADL software. O motivo mais comum para esses problemas é a falta de aplicativos adequados que suportem arquivos DEC instalados no sistema. A solução é simples, basta baixar e instalar ADL software.
Após entrar no portal e-CAC, basta acessar o sistema de Processos Digitais (e-Processo) e clicar em Abrir Dossiê Digital de Atendimento, escolher a área de concentração Cópia de Documentos e selecionar o serviço Obter cópia da última DIRPF entregue.
1.1 – Para gerar o arquivo da declaração, entre no programa da receita, clique em Declaração, Imprimir, Declaração, conforme a figura abaixo; 1.2 – Na próxima tela mostrada, selecione a declaração que deseja imprimir e clique em OK. Após isso será mostrada a tela abaixo, clique em Toda a declaração, Gerar PDF e em OK.
DEC opção número. Um arquivo DEC é um arquivo de declaração baseado em texto usado pelos programas ADL (Application Development Language). Ele contém variáveis globais e constantes que podem ser referenciadas por outros arquivos dentro de um projeto de programação.
Instale um visualizador de arquivos universal. Os visualizadores de arquivos universais podem abrir muitos tipos diferentes de arquivos, dependendo do formato. Se o seu arquivo DBK não for aberto, tente instalar um visualizador de arquivos universal como o File Magic (Download).
É possível recuperar o recibo de três formas diferentes:
A declaração do IR 2019, referente ao exercício 2018, aparece com a nomenclatura "IRPF-A-2019-2018". Se a declaração for original, aparecerá a expressão "ORIGI" no nome do arquivo. Caso você tenha feito uma declaração retificadora em 2019, localize o arquivo cujo nome apareça a expressão "RETIF".
Escolha "Declaração de Ajuste Anual" e, na sequência, indique em qual pasta do computador você salvou os arquivos da declaração de 2019. A perda do arquivo da declaração do IR 2019 não impede você de preencher a declaração do IR 2020. Porém, o processo será muito mais trabalhoso e o risco de cometer erros ou esquecer de algum detalhe é grande.
Sem os documentos, você corre sério risco de ser multado. Se você fez declaração de Imposto de Renda no ano passado, provavelmente deve ter o arquivo salvo no computador, uma versão em formato de texto digital (PDF) ou ainda uma cópia impressa.
Os nomes dos arquivos contêm sempre o número do seu CPF, conforme este exemplo: "12345678900-IRPF-A-2019-2018-ORIGI.DEC. A declaração do IR 2019, referente ao exercício 2018, aparece com a nomenclatura "IRPF-A-2019-2018". Se a declaração for original, aparecerá a expressão "ORIGI" no nome do arquivo.
Como iniciar objetivos específicos?
O que significa quando o bebê entra em sofrimento?
Como saber se não gosto mais do meu marido?
Como saber se meu marido ainda me deseja?
Como funciona internet de bairro?
Como funciona a bolsa da UNIP?
Como funcionam os radares de velocidade?
Como fazer rescisão doméstica?
Qual é o dia da feira de Santa Cruz do Capibaribe?
Qual é a doutrina da Igreja Assembleia de Deus?
Como fazer um programa iniciar com o Windows 7 minimizado?
Qual a origem da Igreja Episcopal?
Como funciona o sistema de internato da EsPCEx?
Como funciona internet em ônibus?
Quanto custa somente a internet da Net?
Como sincronizar contatos do Google com WhatsApp?
Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo de Futebol de Areia?