As glomerulopatias, que em geral são conhecidas como “glomerulonefrites”, são doenças que acometem os glomérulos, estruturas constituídas por um tufo de capilares sanguíneos (delimitados por uma cápsula), além de uma série de outros elementos (entre eles, vários tipos de célula), responsáveis pela ultrafiltração do ...
Glomerulonefrite é uma doença que provoca a inflamação de uma região do rim, conhecida como glomérulo. Essa região é responsável pela filtragem do sangue e a formação da urina.
Não existe um tratamento específico disponível para a maioria dos casos de glomerulonefrite aguda. O distúrbio que causa a glomerulonefrite é tratado quando possível. Pode ser necessário seguir uma dieta baixa em proteínas e sódio até que a função renal seja restabelecida.
As Glomerulonefrites podem ser classificadas em primárias, secundárias, hereditária, agudas (quando é uma situação ocasional), ou crónicas (quando são frequentes e constantes). A Glomerulonefrite ou Glomerulopatia é uma doença renal, em que ocorre lesão dos Glomérulos ou pequenos vasos sanguíneos nos rins.
Visão geral das doenças glomerulares.Visão geral da síndrome nefrítica.Nefrite hereditária.Nefropatia por imunoglobulina A.Glomerulonefrite pós-infecciosa.Glomerulonefrite rapidamente progressiva (GNRP)Doença da membrana basal fina.Visão geral da síndrome nefrótica.
38 curiosidades que você vai gostar
Classificação clínica e terminologia da doença glomerular
Em geral, o termo “glomerulonefrite” é utilizado para denotar as doenças glomerulares que resultam de um processo inflamatório. Estas doenças caracteristicamente possuem um componente imunológico.
A glomerulonefrite membranoproliferativa (GNMP) também denominada de mesangiocapilar ou glomerulonefrite lobular representa um padrão de injúria glomerular verificado na biópsia óssea.
A glomerulonefrite rapidamente progressiva merece uma atenção especial, pois ela é mais perigosa do que as outras devido a sua ação rápida. Ela progride em poucos meses para todos os glomérulos, causando insuficiência e falência renal.
Glomerulonefrite pós-estreptocócica é uma doença dos rins, que ocorre após a infecção por uma bactéria chamada Streptococcus. As bactérias estreptococos causam infecções comumente nas amígdalas e na pele.
Glomerulonefrite Aguda ou Síndrome Nefrítica
As doenças que produzem inflamação glomerular aguda são aquelas que se exteriorizam de forma mais exuberante com síndrome nefrítica, caracterizada por edema, hipertensão, hematúria e graus variáveis de insuficiência renal, além de proteinúria pouco intensa (< 3 g/dia).
A glomerulonefrite é uma inflamação do glomérulo, uma unidade funcional do rim formada por capilares, no qual ocorre a filtragem do sangue e, também, a formação da urina. Os glomérulos são responsáveis por remover o excesso de fluidos, eletrólitos e demais resíduos da corrente sanguínea e passá-los para a urina.
As opções de tratamento são os inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA), bloqueadores dos receptores de angiotensina II (BRAs), corticoides, imunossupressores e ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 (óleo de peixe).
As doenças glomerulares pode ser a causa tanto da doença renal crônica (DRC) como da injúria renal aguda. A principal causa de DRC é a diabetes mellitus, seguida pela hipertensão arterial sistêmica e em terceiro lugar está a doença glomerular.
A avaliação clínica e os exames laboratoriais de urina e de sangue, incluindo a dosagem de ureia e creatinina, são importantes para o diagnóstico de uma possível glomerulonefrite.
A GNDA pós-faringite é causada por cepas nefritogênicas do S. pyogens, podendo ocorrer também após infecção cutânea pelo mesmo agente. É uma doença frequentemente de crianças e adultos jovens; existem vários casos em que a infecção é assintomática.
A glomerulonefrite pode evoluir para outras complicações como a síndrome nefrótica aguda, alterações do sangue, doença renal crónica, infeções urinárias de repetição, insuficiência renal terminal, acumulação de fluidos com insuficiência cardíaca ou edema pulmonar, aumento dos níveis de potássio, hipertensão arterial, e ...
Oligúria e anúria são a diminuição e a ausência da produção de urina, respectivamente. No caso de um adulto, com uma dieta normal, são eliminados em média 1500ml de urina pelos rins diariamente. A diminuição da produção de urina pode ser um sinal de desidratação, insuficiência renal ou de uma obstrução urinária.
Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico.
A glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica aguda (GNPE) é a glomerulonefrite pós-infecciosa mais comum na infância. Caracteriza-se pela rápida deterioração da função renal devido a uma resposta inflamatória após infecção por estreptococos.
A pielonefrite é uma infecção do trato urinário geralmente provocada pela ação de bactérias que atingem os rins. É uma enfermidade que pode ser aguda ou crônica, e o seu cuidado é fundamental por que pode prejudicar o funcionamento renal.
Na glomerulonefrite, um processo inflamatório causa lesão e reduz a capacidade dos glomérulos filtrarem o sangue, provocando um quadro de insuficiência renal aguda, hipertensão arterial e sangue na urina.
Nefropatia membranosa ou glomerulonefrite membranosa (GNM) é uma doença renal caracterizada pela inflamação e espessamento lento e gradual da membrana basal dos capilares sanguíneos dos glomerulos renais. Ocorre uma significativa perda de proteínas (síndrome nefrótica), mas a função renal segue saudável.
A glomerulonefrite membranoproliferativa (GNMP), também denominada de mesangiocapilar ou glomerulonefrite lobular, é um achado incomum na microscopia óptica, com intensa hipercelularidade glomerular com depósitos subendoteliais ou intramembranosos de células mesangiais.
A síndrome nefrítica é definida pela hematuria, graus variáveis de proteinuria, normalmente hemácias disformes e, no geral, cilindros hemáticos no exame microscópico do sedimento urinário. Em geral, ≥ 1 elementos a seguir estão presentes: edema, hipertensão, elevação da creatinina sérica e oliguria.
Assim, é considerado que a creatinina está aumentada nos homens quando a concentração é superior a 1,2 mg/ dL e nas mulheres quando é superior a 1,0 mg/ dL.
Quais são os requisitos para que uma empresa já existente possa fazer a opção pelo MEI?
Qual o objetivo da bandagem funcional?
Como colocar dois vídeos lado a lado no Filmora?
Como aprender a trocar de um acorde para o outro?
Quantas fases tem o jogo do Pac Man?
Qual fio usar para longa distância?
Quanto preciso tirar no vestibular para passar em medicina?
Quais as chances de engravidar depois do exame de histerossalpingografia?
Como cultivar Coqueiro de Vênus?
Como plantar cacto monstrinho?
Como extrair semente do eucalipto?
O que significa limites laterais?
Qual os benefícios da fruta crua?