E, afinal, Engenheiro Civil pode assinar projeto elétrico? A verdade é que somente técnicos e engenheiros registrados no conselho competente de classe que é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) podem efetivamente se responsabilizar tecnicamente por um projeto elétrico.
O curso completo de Projeto Elétrico na Prática com certificado é o caminho mais rápido para se tornar um especialista em Projetos Elétricos.
De acordo com o DECRETO Nº 90.922, DE 6 FEV 1985, os técnicos podem projetar, instalar e assinar projetos com até no máximo 800KVA, ou seja, podem exercer sua função em instalações com baixas tensões.
O engenheiro civil pode fazer projeto elétrico de até 75 kVA, acima disso somente um engenheiro eletricista com enfase em eletrotécnica.
O Laudo Elétrico deve ser emitido por um Engenherio Eletricista ou um Técnico em Eletrotécnica com base em inspeções e medições realizadas nas instalações elétricas, à luz dos requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
39 curiosidades que você vai gostar
Isso mesmo, tanto bacharéis, seja tecnólogo ou engenheiro eletricista, ou eletrotécnicos de nível médio podem assinar laudos, pareceres, vistorias e relatórios técnicos, desde que atendam aos requisitos legais da constituição e de seus conselhos de classe, que são CREA para engenheiros e tecnólogos e CFT para técnicos.
Só quem pode emitir um laudo técnico é um engenheiro ou um arquiteto. O tecnico de edificações esta qualificado e é responsavel por obras ate 80 m2. No caso de manutenção ou reparos de engenharia civil, ele pode sim ser responsavel , se não houver modificação nas estruturas de concreto ou metalica.
Sim, segundo o site Educa + Brasil, os engenheiros civis podem ser responsáveis por projetos elétricos desde que estejam registrados no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e sigam a limitação permitida da qualidade da carga inserida no projeto, ou seja, realizar um projeto até certa quantidade de ...
Como visto, o engenheiro civil pode assinar projeto arquitetônico. Trata-se de um projeto essencial para uma construção de qualidade, confortável e que atenda às necessidades do cliente. Ele determina os parâmetros básicos para os demais projetos complementares, como estrutural e elétrico.