Imame, imamo ou imã ( /ɪˈmɑːm/; em árabe: إمام imām; plural: أئمة aʼimmah lit. "guia espiritual", "condutor") é um título muçulmano que designa o sacerdote encarregado de dirigir as preces na mesquita.
Entre os xiitas, o imã é um iluminado que deve guiar todo o mundo islâmico em assuntos religiosos e seculares. Os dois termos se referem a autoridades versadas no islamismo. São professores, teólogos e advogados conhecedores dos escritos sagrados.
As carnes proibidas pelo islão são as de porco, das aves rapaces (de rapina), do cão, da serpente, do macaco. O consumo de animais com garras, como leões e ursos, é proibido, bem como de animais considerados repulsivos (baratas, moscas etc.). O sangue dos animais não deve ser consumido.
Os xiitas (em árabe: شيعة , Shīʿah, abreviatura de شيعة علي, Shīʻatu ʻAlī, "partido de Ali") são o segundo maior ramo de crentes do Islão, constituindo 16% do total dos muçulmanos (o maior ramo é o dos muçulmanos sunitas, que são 84% da totalidade dos muçulmanos).
Como o nome original diz, os xiitas acreditavam em Ali, genro de Maomé, para substituir o messias após sua morte. Já os sunitas queriam que o sucessor de Maomé fosse eleito pelo povo por meio de uma eleição. Se por um lado os xiitas queriam Ali, os sunitas pediam por Abu Bakr.
25 curiosidades que você vai gostar
Quem são os xiitas? Os xiitas começaram como uma facção política: literalmente "Shiat Ali", ou partido de Ali. O Ali em questão era genro do profeta Maomé, e os xiitas reivindicam o direito dele e o de seus descendentes de liderar os muçulmanos.
Diferenças entre Sunitas e Xiitas
Os sunitas (cerca de 90% dos muçulmanos) acreditam que o califa (chefe de Estado e sucessor de Maomé) deveria ser eleito pelos próprios muçulmanos. Já para os xiitas, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado.
Por trás de alguns dos conflitos atuais se esconde a velha rivalidade entre o Irã e a Arábia Saudita pela supremacia na região do Golfo Pérsico. Essa dinâmica também é evidente no Iraque, de maioria xiita, mas tradicionalmente governado por uma elite sunita, e que o Irã quer transformar em um “satélite”.
Pilares da religião muçulmana: as 5 leis fundamentaisProclamação de fé Trata-se da Shahada, que é o testemunho do muçulmano de que ninguém merece ser adorado, a não ser Allah (Deus), e que Maomé é seu mensageiro. ... Oração. ... Caridade compulsória. ... O jejum do Ramadã ... Peregrinação à Meca.
É um país majoritariamente xiita (dentro da Religião Islâmica) e com uma economia fortemente baseada no petróleo.
Aqui, mostramos coisas que são comuns no seu dia-a-dia, mas que seriam condenáveis em países muçulmanos conservadores:Acessar a internet livremente. ... Beber cerveja. ... Namorar. ... Dirigir carros (se for mulher) ... Viajar desacompanhada (se for mulher) ... Raspar a barba. ... Ler o livro que você quiser.Ser gay, lésbica ou bissexual.
Os muçulmanos não bebem nada que contenha álcool porque o Alcorão proíbe tudo o que cause intoxicação e diz que o mal causado, o pecado, é maior de que o bem. A proibição vale mesmo que seja necessária grande quantidade de uma bebida para haver a intoxicação: não se deve beber nem mesmo pouco dela.
Vida religiosa
No entanto, as mulheres não podem orar, jejuar ou tocar o Alcorão durante a menstruação ou durante um período após o parto. Durante esses tempos, elas são consideradas ritualmente impuras.
O símbolo do Islã é a Lua Crescente com uma Estrela. A lua crescente e a estrela eram marca do Império Otomano, que durou do século XI ao século XX. Como o Islã era a religião do império, o símbolo passou a ser adotado pelos povos muçulmanos conquistados.
Um adepto do islão é chamado muçulmano. Os muçulmanos acreditam que Deus é único e incomparável e o propósito da existência é adorá-lo.
Abdullah é o imã (ou imam, em árabe) -- como são chamados os líderes espirituais da religião islâmica -- mais jovem do Brasil, função que assumiu em 2017, aos 19 anos, na Mesquita Sumayyah Bint Khayyat.
A arte islâmica surgiu no califado omíada, baseando-se numa aliança inseparavél do espiritual e temporal, a ausência de tradição fez com que o Islã se inspirasse nos povos dominados. O Islã adaptava a cultura dos povos dominados a sua realidade e seus valores.
Muçulmano é todo o indivíduo que pratica o Islã, uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de profeta Maomé, que teria recebido revelações do Arcanjo Gabriel. Além disso, os muçulmanos também dão ênfase aos dogmas da oração, jejum no mês de Ramadã, peregrinação em Meca e o estudo do Alcorão.
O Islamismo tem cinco princípios básicos, conhecidos como Sharia: aceitar Deus como único e Mohammed como profeta; dar esmola de no mínimo 2,5% dos rendimentos para quem necessita; fazer a peregrinação até Meca ao menos uma vez na vida, caso tenha recursos; rezar cinco vezes ao dia, todos os dias; jejuar durante o ...
Os sunitas tornaram-se o maior grupo islâmico. Dois outros grupos menores surgiram também deste cisma: Os xiitas e os carijitas, também conhecidos por "dissidentes". Os xiitas acreditavam que a única liderança legítima era a que vinha da linhagem do primo e genro de Maomé, Ali.
Os xiitas acreditavam que a liderança da nação muçulmana deveria continuar entre a família do profeta, de modo que Ali Bin Abi Talib, genro de Maomé, se tornaria o novo líder. Já os sunitas, acreditavam que o povo muçulmano deveria eleger seu novo líder.
A separação teve origem em uma disputa logo após a morte do profeta Maomé sobre quem deveria liderar a comunidade muçulmana. A grande maioria dos muçulmanos é sunita – estima-se que entre 85% e 90%. Membros das duas vertentes coexistem há séculos e compartilham muitas práticas e crenças fundamentais.
A palavra "califado" em árabe significa, literalmente, o processo de escolher um líder (o califa) para mulçumanos ao redor do mundo. O termo também se refere ao sistema de governo que começou após a morte do profeta Mohamed.
Se não existe o ditongo "ii", não há razão para que se acentue o segundo "i" do hiato "i-i", como o que há em "xiita", "mandriice", "vadiice" etc. ... A razão desse acento não reside no hiato; reside no fato de ser proparoxítono esse vocábulo. É isso.
A maior parte dos países muçulmanos — isto é, aqueles onde a maioria da população professa a fé islâmica — estão no Oriente Médio e Norte da África. O Islã também tem uma presença significativa no Sul da Ásia, em países como Índia, Paquistão e Bangladesh, além de regiões nos Balcãs e do Cáucaso.
Como deixar um apartamento antigo moderno?
Como montar fotos para Instagram?
Como estudar para a prova de Geografia?
Como se sair bem na prova da UERJ?
Como baixar boleto da faculdade?
Como registrar boleto Banco do Brasil?
Quem pode dar aula para alunos de educação especial?
Como imprimir documento de veículo que não está no meu nome?
Como fazer uma planilha para se organizar financeiramente?
Como trabalhar com alunos especiais na Educação Infantil?
Quantas horas por dia devo estudar para aprender coreano?
Como imprimir o licenciamento 2021 MG?