Pois, porque, por, porquanto, uma vez que, visto que, já que, em virtude de. Apesar de, embora, ainda que, se bem que, por mais que,por menos que, por melhor que, por muito que, mesmo que.
Termos de Ligação para construir um texto melhor!Adição. E…, mais…, Além disso…, Também…, Em adição…, Some-se a isto…, Somando…, Acrescenta-se também…, A propósito…, etc.Conclusão ou consequência. ... Semelhança ou ênfase. ... Tempo. ... Exemplificação. ... Reafirmação ou resumo. ... Contraste ou concessão. ... Espaço.
Por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a saber. Perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro fora, mais adiante, além,acolá, lá, ali, algumas preposições e os pronomes demonstrativos.
Os elementos de ligação são palavras associadas aos advérbios, locuções, preposições e conjunções. Exprimem ideias de adição, finalidade, causa, tempo e existem independente da sua classificação gramatical.
Conectores são palavras ou locuções empregadas para ligar ou articular ideias, expressas em palavras ou orações. ... Entre elas, podem ser apontados como conectores textuais: As preposições. Os pronomes (relativos e demonstrativos)
21 curiosidades que você vai gostar
Os conectores pertencem a diversas classes de palavras - conjunções (ou locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas, advérbios (ou locuções adverbiais), preposições (ou locuções prepositivas), expressões adjetivas ou até orações completas.
Os elementos da coesão — preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais — deixam claro qual é a relação lógica entre cada ideia, dando ao leitor uma indicação do rumo que a frase vai tomar.
Os conectivos são utilizados para associar ideias e estabelecer ligações entre elas. Podem pertencer a classes gramaticais diferentes, como conjunção, advérbio, preposição, expressões adjetivas. Na gramática, articuladores de um discurso ou conectores são termos que, em um texto, ligam palavras e frases.
Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.
Os advérbios de ligação:
> Certos gramáticos classificam tais advérbios entre as conjunções de coordenação. Eles servem para estabelecer uma ligação entre proposições. Eles podem exprimir: - a causa: en effet, tant, tellement...
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. ... Conjunção é a palavra invariável que liga duas orações ou dois termos semelhantes de uma mesma oração.
Portanto…, Assim…, Dessa forma…, Conclui-se que…, Resumindo…, Então…, Por outro lado…, Ao passo que…, Recomenda-se…, Devido…, Por isso…, Por sua vez…, Dessa forma…, etc.
Frases para iniciar uma introdução“Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”“Muito se discute a importância de …”“Pode-se afirmar que, em razão de …”“Observando o cenário…”“É de conhecimento geral que…”“Em face do cenário atual…”“Segundo a pesquisa…”“Tendo em vista que…”.
Conectivos mais comuns: mas, porém, contudo, todavia, além do mais, naturalmente, assim, consequentemente, finalmente, do mesmo modo, portanto, e, ou, primeiro, segundo, terceiro, quanto à.
CONECTIVOS coordenativos são as seguintes conjunções coordenadas: ADITIVAS (adicionam, acrescentam): e, nem (e não),também, que; e as locuções: mas também, senão também, como também... Ela estuda e trabalha. CONCLUSIVAS (sentido de conclusão em relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto ao verbo).
Conectivos de relação temporal
Esses conectivos indicam o tempo de desenvolvimento da ação mencionada. Conectivos: Quando, antes que, depois que, até que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, ao mesmo tempo que.
Os conectivos na redação são palavras ou grupos de palavras que servem para criar uma relação entre diferentes frases e parágrafos de um texto. ... O papel de conectivo geralmente é desempenhado por conjunções, palavras invariáveis, alguns advérbios e pronomes.
Coesão diz respeito ao uso de elementos linguísticos, como conjunções, pronomes e advérbios, para ligar as partes do texto. Já a coerência trata da formação lógica do texto, garantindo-lhe sentido com uma linguagem e sequência adequadas.
A coesão é o mecanismo relacionado com elementos que asseguram a ligação entre palavras e frases, de modo a interligar as diferentes partes de um texto. A coerência, por sua vez, é responsável por estabelecer a ligação lógica entre ideias, para que, juntas, elas garantam que o texto tenha sentido.
Existem alguns tipos diferentes de conectores, como o conector de conexão automática, o conector split bolt, o conector de porcelana, o conector múltiplo sindal e o conector de torção.
Conjunções Conformativas: conforme, como, segundo, consoante, etc.; Conjunções Consecutivas: que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão ou tamanho, presentes na oração anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que, etc.; Conjunções Finais: para que, a fim de que, porque (=para que);
O uso do Onde na Redação
Não esqueça, então, que só se usa onde quando retoma lugar físico: “A casa onde…, A rua onde…”. Em outras situações, o conectivo poderá ser o que, o o qual , o cujo ou qualquer termo coesivo.
O que é o nervo óptico do olho?
Quais palavras da língua portuguesa tem origem árabe?
O que é uma requisição de compra?
Quantos quilômetros tem de Recife a Natal no Rio Grande do Norte?
Quais são os movimentos estereotipados?
Quem tem direito de receber o seguro de vida?
O que faz um editor de imagens?
O que é necessário para a ativação do LT?
Quais são as sete virtudes humanas?
Como mandar dinheiro para o brasil pelo western union?